principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

 

Ponta Delgada , 2 de Junho de 2016

Taxa final de execução do PRORURAL foi de 97,25%, revela Neto Viveiros

O Secretário Regional da Agricultura e Ambiente revelou hoje, em Ponta Delgada, que, na globalidade, a taxa final de execução do PRORURAL foi de 97,25%, o que constitui “motivo de orgulho” para os Açores e para os “principais protagonistas” do sucesso do Programa de Desenvolvimento Rural 2007-2013, que são “os empresários agrícolas, florestais, industriais” da Região.

 

“Foram, e são, eles os agentes potenciadores de uma das principais ferramentas para o progresso sustentado, sustentável e harmonioso das nove ilhas, o Programa de Desenvolvimento Rural dos Açores”, frisou Luís Neto Viveiros na sessão pública do 10.º Comité de Acompanhamento do PRORURAL, cuja execução finalizou em 2015 com a concretização dos projetos.

 

O titular da pasta da Agricultura defendeu, por outro lado, que as reuniões dos comités de acompanhamento, “onde têm assento múltiplas entidades públicas e associativas, podem e devem traduzir-se em momentos de reflexão, produzindo contributos válidos visando a melhor e mais rentável utilização dos fundos colocados ao dispor da Região”.

 

Neto Viveiros, referindo-se ao novo programa que vai vigorar até 2020, o PRORURAL+, sublinhou que os fundos são “significativos, mas não ilimitados”, salientando que “impõe-se, por isso, rigor e exigência”.

 

“A todos nós, sejamos promotores dos projetos ou intervenientes nos seus processos de análise e fiscalização”, acrescentou.

 

O Secretário Regional salientou que o novo figurino em que assenta a execução do PRORURAL+ prevê a abertura anual de vários períodos de candidatura para as diversas medidas, aos quais são alocados montantes financeiros pré-definidos, considerando que permite eleger os "melhores projetos”, ou seja, “aqueles que mais contribuam para o desenvolvimento agrícola, florestal e industrial, bem como para o progresso das comunidades em que se inserem”.

 

O governante aproveitou para esclarecer publicamente que, para a maioria das medidas no âmbito do PRORURAL+, “se o volume global das candidaturas apresentadas ultrapassar o montante do envelope financeiro afeto a um concurso, isso não significa que a verba total do programa destinada à medida em causa esteja esgotada”.

 

Nesse sentido, salientou, apontando como exemplo o LEADER, que recebeu um elevado número de candidaturas no primeiro concurso, “os pedidos de apoio que não são considerados podem transitar para o segundo concurso”, ou seja, “não ficam excluídos”, desde que “aprovados, em função dos critérios que são públicos e devidamente pré-publicitados”.

 

Neto Viveiros destacou também a existência de diversos programas comunitários e regionais em vigor nos Açores que "não são acumuláveis, mas oferecem e viabilizam as respostas mais adequadas à natureza de cada projeto”.

 

O Secretário Regional salientou, nesta intervenção, a “colaboração da Federação Agrícola dos Açores” na elaboração do PRORURAL+, bem como o "esforço acrescido exigido à Autoridade de Gestão, a Direção Regional do Desenvolvimento Rural, e aos seus técnicos envolvidos neste processo”.

 

Desde março de 2015, após a aprovação pela Comissão Europeia, e ainda com a execução do anterior programa a decorrer, o PRORURAL+ já recebeu 763 pedidos de apoio às diferentes medidas do programa, apresentando uma taxa de execução de 16% em pouco mais de um ano de vigência.

 

“Registo, assim, através destas candidaturas, a confiança que o setor produtivo e transformador revela no futuro, apesar dos desafios externos com que se confronta, em particular na fileira do leite”, afirmou Neto Viveiros.


GaCS/OG
 
 
 
  Imagens Adicionais:
  6013.JPG
   
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Intervenção da Secretária Regional da Saúde

Agenda do Governo Regional dos Açores para 30 de setembro e 1 de outubro

Governo dos Açores desenvolve Campanha de Promoção de Eficiência Energética dedicada às escolas

Turismo na ilha Terceira aumentou 35% nos últimos três anos

Governo dos Açores lança novo concurso público para modernização do Entreposto Frigorífico das Lajes das Flores no valor de 610 mil euros

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 


 
 




 

 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal