principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

 

Ponta Delgada , 8 de Fevereiro de 2013

Ensaios de melhoramento da criptoméria dos Açores asseguram ganhos genéticos

As plantas produzidas a partir da semente resultante de ensaios de proveniências e descendência de criptoméria, desenvolvidos no âmbito do Programa de Melhoramento Florestal dos Açores, indiciam, ao fim de uma década, ganhos genéticos de cinco a sete por cento.

 

Estes dados foram hoje constatados durante uma visita técnico-científica realizada aos campos experimentais instalados na ilha de São Miguel pela equipa de coordenação deste programa, que está a ser desenvolvido pela Secretaria Regional dos Recursos Naturais, através da Direção Regional dos Recursos Florestais, em parceria com outras entidades.

 

“Ao fim de 10 anos, que representam um terço da idade de corte da criptoméria, as plantas produzidas a partir da semente proveniente destes ensaios, já terão ganhos genéticos de cinco a sete por cento”, revelou a Diretora Regional dos Recursos Florestais, Anabela Isidoro, durante a deslocação ao parque de pés-mãe e aos mini-pomares de criptoméria japónica, na Reserva Florestal de Recreio da Macela, e aos ensaios de descendência e proveniência de criptoméria japónica, no Labaçal, Água Retorta.

 

Nesta visita foi também possível concluir que se conseguiu apurar a técnica para a produção de estacas (no pomar clonal na Macela), tendo em vista a obtenção de árvores com características genéticas superiores (altura, forma cilíndrica, desramação natural, volume, densidade).

 

A diretora regional adiantou que “o lote da região de Kyushu, no Japão, tem demonstrado crescimentos interessantes, facto que será tido em conta no próximo ciclo de melhoramento (2.ª geração)”.

 

O melhoramento genético da criptoméria, que é a espécie mais representativa da floresta de produção dos Açores e o esteio da fileira florestal local, em prol de uma utilização mais racional, de uma maior produtividade e de melhor sanidade dos povoamentos florestais e da qualidade da matéria-prima produzida, constitui uma das três grandes linhas de ação do programa.

 

Os restantes dois eixos correspondem, genericamente, à preparação das bases para a introdução ou expansão de outras espécies florestais, com o objetivo de diversificar os sistemas de produção numa ótica sustentada, e à domesticação de espécies autóctones.

 

Nesse sentido, desde 2001 foram instalados campos experimentais que totalizam uma área efetiva de aproximadamente 25 hectares, distribuídos por oito ilhas, que são monitorizados periodicamente.


GaCS/OG
 
 
 
  Imagens Adicionais:
  0535.jpg 0536.jpg
   
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Intervenção da Secretária Regional da Saúde

Agenda do Governo Regional dos Açores para 30 de setembro e 1 de outubro

Governo dos Açores desenvolve Campanha de Promoção de Eficiência Energética dedicada às escolas

Turismo na ilha Terceira aumentou 35% nos últimos três anos

Governo dos Açores lança novo concurso público para modernização do Entreposto Frigorífico das Lajes das Flores no valor de 610 mil euros

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 


 
 




 

 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal