principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

 

Ponta Delgada , 23 de Setembro de 2015

Plano para a recuperação das populações de coelho bravo debatido com associações de caçadores

A Diretora Regional dos Recursos Florestais destacou hoje, em Ponta Delgada, a importância da auscultação e do envolvimento das associações representativas dos caçadores e agricultores para o sucesso do plano proposto pelo Governo dos Açores para a monitorização e controlo da densidade das populações de coelho-bravo, tendo em vista a sua recuperação sustentável após o surto de Doença Hemorrágica Viral (DHV2).

 

“O plano prevê o desenvolvimento de medidas de ação que passam pela monitorização das populações através da realização de censos mensais, deteção e recolha de cadáveres para pesquisa, recolha de amostras de animais abatidos durante a caça e, ainda, recolha de informação junto dos caçadores que permita avaliar a atual capacidade de gestão da espécie”, afirmou Anabela Isidoro.

 

A Diretora Regional, que falava à margem de uma reunião promovida com o Conselho Cinegético de Ilha de S. Miguel e com associações direta e indiretamente envolvidas na atividade cinegética, desde caçadores a representantes dos agricultores, frisou que importa “avaliar o estado das populações de coelho-bravo”, por forma a tomar decisões sustentadas sobre o atual e futuro esforço de caça para esta espécie.

 

Nesta reunião foi analisado o ponto de situação do efeito da DHV2 nas populações de coelho-bravo, tendo sido também discutida a apresentação das medidas em desenvolvimento para a monitorização do impacto da doença nas populações de coelho-bravo e a reapreciação do calendário venatório para a época em curso.

 

“Foram apresentados dados com a variação do índice de abundância do coelho-bravo para cada uma das ilhas onde esta espécie existe”, afirmou a Diretora Regional, adiantando que “estes dados permitiram perceber a forma como a população de coelho-bravo evoluiu após o surgimento da nova variante da DHV2”.

 

Nas ilhas de Santa Maria e das Flores, onde os índices de abundância se encontram em valores extremamente baixos, a Secretaria Regional da Agricultura e Ambiente mantém a proibição da caça a esta espécie, afirmou Anabela Isidoro, acrescentando que “nas restantes ilhas, apesar de se verificar uma redução significativa dos níveis de abundância, continua a ser possível o exercício da caça, embora com algumas restrições que limitem a pressão de caça, de forma a permitir alguma recuperação das populações de coelho-bravo para níveis mais equilibrados”.

 

Analisados os dados atuais e o calendário venatório para a ilha de São Miguel, estabelecido em junho, e colocada a necessidade de reduzir a pressão de caça ao coelho-bravo nesta ilha, a Diretora Regional revelou que os parceiros cinegéticos “foram unânimes em propor retirar a utilização de arma de fogo dos processos de caça previstos para a corrente época venatória”.

 

Por outro lado, e considerando que o primeiro dia de caça ao coelho-bravo coincidirá em S. Miguel com o domingo das eleições legislativas nacionais, que foram posteriormente marcadas, foi proposto e aceite que o mesmo seja antecipado para o dia anterior, sábado, 3 de outubro.


GaCS/OG
 
 
 
 
 
   
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Intervenção da Secretária Regional da Saúde

Agenda do Governo Regional dos Açores para 30 de setembro e 1 de outubro

Governo dos Açores desenvolve Campanha de Promoção de Eficiência Energética dedicada às escolas

Turismo na ilha Terceira aumentou 35% nos últimos três anos

Governo dos Açores lança novo concurso público para modernização do Entreposto Frigorífico das Lajes das Flores no valor de 610 mil euros

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 


 
 




 

 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal