main
President
Regional Government
Citizen Space
Business Space
About Azores
  news Legislation Schedule Communities Contacts Portal Map Links Help
Versão PortuguesaMUDAR LÍNGUA

Estudo de Incidências Ambientais

"Exploração florestal e rearborização de 103.6877 ha de povoamentos de Cryptomeria japonica nas matas regionais e no perímetro florestal da ilha de São Miguel"

 

Com a apresentação do presente Estudo de Incidências Ambientais (EIncA) e de toda a documentação associada, pretende-se assegurar a adequada gestão florestal das áreas indicadas, implicando um planeamento dos cortes de árvores para que o mesmo seja feito à perpetuidade, garantindo-se, desse modo, que existirão sempre áreas a corte com um processo de exploração faseado e rotativo.

O EIncA foi elaborado para a Secretaria Regional dos Recursos Naturais, através da Direção Regional dos Recursos Florestais (DRRF), com morada na Rua do Contador, n.º 23, 9500-050 Ponta Delgada, na qualidade de entidade promotora do projeto global, tendo solicitado à Associação para o Estudo do Ambiente Insular a execução dos estudos exigíveis para a autorização de projetos desta natureza.

 
Entidade Responsável:   E-mail da Entidade Responsável:
Direção Regional dos Recursos Florestais   [email protected]
 
Tipo de Documento:   Documento:
Relatório   Clique aqui para aceder ao documento
 
Data Limite de Discussão:
 

O projeto global consiste na disposição para venda de 9 lotes de madeira em áreas florestais públicas na ilha de São Miguel, geridas pela Direção Regional dos Recursos Florestais constituídos maioritariamente por Cryptomeria japonica.

É proposto um procedimento para colocação à venda de 103.6877 hectares, divididos por 11 unidades de gestão florestal. Em cada uma destas unidades foram selecionadas parcelas ou talhões (num total de 25), as quais se agruparam em 9 lotes para efeitos de oferta pública de venda.

O Estudo de Incidências Ambientais (EIncA) foi desenvolvido com o objetivo de atender aos requisitos do n.º 6 do artigo 22.º do Regime Jurídico da Conservação da Natureza e da Biodiversidade, constante do Decreto Legislativo Regional n.º 15/2012/A, de 2 de abril, assim como foram considerados o conteúdo dos artigos 52.º (incidências ambientais sobre áreas sensíveis) e 53.º (conteúdo da avaliação de incidências ambientais) do Capítulo III do Decreto Legislativo Regional n.º 30/2010/A, de 15 de novembro, relativo ao regime jurídico da avaliação do impacte e do licenciamento ambiental.

Quanto à sua localização e em termos de Rede Natura 2000, verifica-se que dos 103.6877 ha propostos para corte, 62.2488 ha localizam-se na área protegida para a gestão de habitats ou espécies da Tronqueira e Planalto dos Graminhais (SMG08) divididos por 15 parcelas ou talhões (12 localizam-se integralmente nesta área protegida).

 

 

 
 
 

 






<< back
Search
 
Where?
Advanced Search >>
 
 



 
 

This e-mail address is at your disposal for you to place your questions to the Regional Government of the Azores.
Ask the Government!

 

Health Ombudsman
  
Listen to this Page LISTEN
Go to top of page TOP
help HELP
Versão PortuguesaMUDAR LÍNGUA

 
Símbol of Acessibilidade on Web
main | President | Regional Government | Citizen Space | Business Space | About Azores | My Site