principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

 

Montreal , 21 de Outubro de 2018

Associativismo deve acompanhar dinâmica da diáspora e a terra de origem, afirma Diretor Regional das Comunidades

O Diretor Regional das Comunidades defendeu, no Canadá, a importância do associativismo comunitário “ser fiel à sua identidade”, mas “aberto ao mundo e acompanhando a dinâmica da comunidade e a terra de origem”.

 

“As nossas associações constituem espaços privilegiados da preservação da nossa forma de ser e estar no mundo, outrora levada pelo nosso povo emigrado e mantida por um saudosismo genuíno”, afirmou Paulo Teves, que falava sábado na sessão comemorativa do 40.º aniversário da Casa dos Açores do Quebeque, sublinhando que “devem olhar sempre o futuro como continuidade e reforço do trabalho até agora desenvolvido”.

 

“Orgulhamo-nos da nossa diáspora pela forma como dinamizam, junto dos Açorianos emigrados, as diversas manifestações culturais, como incentivam os mais novos e já aqui nascidos fora do espaço insular a uma participação mais ativa no associativismo comunitário, mas também pela sua abertura à sociedade que partilha o mesmo espaço geográfico”, frisou o Diretor Regional das Comunidades.

 

Para Paulo Teves, “estas três grandes áreas de atuação constituem, sem sombra de dúvida, a perfeita simbiose para honrar o passado, dinamizar o presente e assegurar a perpetuação no futuro”.

 

Neste sentido, considerou que “o associativismo comunitário deve assumir-se, por um lado, como porta-voz primeiro dos anseios dos Açorianos e descendentes e, por outro, abrir-se à realidade geográfica onde está sediado, alargando o seu leque de atividades em áreas mais abrangentes e que vão ao encontro dos desígnios da Região”.

 

Paulo Teves considerou que esta atitude proativa, responsável e com sentido de compromisso, contribuirá, cada vez mais, para a valorização da Região e para a sua afirmação nos contextos nacional e internacional, dignificando o Povo Açoriano.

 

Nesta sessão comemorativa que assinalou quatro décadas de existência da Casa dos Açores do Quebeque, que contou com a participação de cerca de 200 pessoas, entre as quais o Embaixador de Portugal em Otava, João da Câmara, e o Cônsul Geral de Portugal em Montreal, António de Carvalho Barroso, o Diretor Regional salientou a relevância desta organização no Quebeque, como “enriquecimento do património e diversidade cultural existente no Canadá”.

 

“As associações açorianas das nossas comunidades são, por excelência, espaços congregadores de todos os que se identificam e vivem a Açorianidade, quer por nascença, quer por herança geracional, ou mesmo por afetividade às nossas ilhas”, sublinhou.

 

Ainda no âmbito destas comemorações, o Diretor Regional das Comunidades participa hoje na Missa Solene e nas Sopas do Divino Espírito Santo, na Igreja de Nossa Senhora de Fátima de Laval.

 

Fundada em 1978, a Casa dos Açores do Quebeque tem como objetivos congregar a comunidade açoriana radicada nesta província canadiana, preservar e divulgar os seus valores culturais nas mais variadas vertentes e promover os Açores no Canadá.

 

Depois de vários anos em instalações provisórias, inaugurou a sua sede atual a 22 de março de 1997, dispondo de um salão, biblioteca, sala de reuniões e bar.

 

Tem desenvolvido diversas atividades com caráter permanente, como o Centro de Dia 'REVIVER'  um dos principais projetos da Casa dos Açores do Quebeque, criado em novembro de 2004, com o objetivo proporcionar aos idosos formas de convívio, o Grupo de Cantares 'Recordações' e o Rancho Folclórico 'Ilhas de Encanto', bem como outras iniciativas, nomeadamente exposições de pintura, palestras, exibição de filmes/documentários sobre os Açores, apresentações de livros de autores açorianos e/ou de temática açoriana, mostras de artesanato, apresentações de folclore e música tradicional, encontros de jovens, e celebrações do Dia dos Açores e da Festa do Divino Espírito santo, entre outras.

 

A Casa dos Açores do Quebeque é membro do Conselho Mundial das Casas dos Açores desde a sua fundação, em 1997, tendo assumido a sua presidência por duas vezes, em 2000 e 2015.


GaCS/DRCom
 
 
 
  Imagens Adicionais:
  18.3700.jpg
   
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Intervenção da Secretária Regional da Saúde

Agenda do Governo Regional dos Açores para 30 de setembro e 1 de outubro

Governo dos Açores desenvolve Campanha de Promoção de Eficiência Energética dedicada às escolas

Turismo na ilha Terceira aumentou 35% nos últimos três anos

Governo dos Açores lança novo concurso público para modernização do Entreposto Frigorífico das Lajes das Flores no valor de 610 mil euros

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 


 
 




 

 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal