A professora Fátima Costa, da Escola Básica e Integrada da Ribeira Grande, foi a “embaixadora cultural” dos Açores no 17th Summer Youth Education Camp, que se realizou no St. Mary’s College, em Orlinda, no estado da Califórnia, de 23 a 27 de junho.
Este projeto é uma iniciativa anual da Luso-American Education Foundation (LAEF), com o apoio do Governo dos Açores, através da Direção Regional das Comunidades.
O Summer Youth Education Camp é um programa que visa dar a conhecer aos participantes a realidade da vida universitária e, ao mesmo tempo, sensibilizá-los para a herança cultural portuguesa. Durante cinco dias, cerca de 30 jovens com idades entre os 12 e os 18 anos, ficaram a conhecer o modo de vida num 'campus' universitário, num programa em que as experiências de preparação para a universidade incluem o alojamento em instalações próprias, a frequência da cantina e de outros espaços comuns, bem como visitas aos vários departamentos académicos da universidade católica St. Mary’s College.
Os jovens participantes tiveram ainda a oportunidade de realizar atividades de caráter cultural, que incluíram arte, arquitetura, música, dança, língua e cultura portuguesas, história e culinária.
O Summer Youth Education Camp pretende ser uma via para a criação de amizades duradouras com outros jovens luso-americanos, além de permitir o desenvolvimento de capacidades essenciais para o sucesso universitário e promover a integração da cultura portuguesa na vida pessoal e profissional dos jovens, tendo como base um ambiente de diversão e colaboração.
Fátima Costa, que foi selecionada pela LAEF, a segunda embaixadora açoriana da história deste curso, teve como missão transmitir a cultura contemporânea e tradicional do arquipélago aos participantes da iniciativa.