Délia Melo, professor no Colégio do Castanheiro, em Ponta Delgada, foi a embaixadora cultural dos Açores na 18.ª edição do Summer Youth Education Camp, que se realizou de 22 a 26 de junho, na Universidade da Califórnia, em Berkeley, nos Estados Unidos da América.
Esta iniciativa da Luso American Education Foundation (LAEF), que conta com o apoio do Governo dos Açores, através da Direção Regional das Comunidades, visa dar a conhecer aos seus participantes a realidade da vida universitária, ao mesmo tempo que os estimula para a importância da preservação da herança cultural portuguesa.
O grupo de jovens, com idades entre os 12 e os 18 anos, visitou vários departamentos académicos e reuniu com estudantes universitários e com o corpo docente. Para além destas iniciativas, os alunos participaram ainda em atividades culturais portuguesas, que incluíram arte, arquitetura, música, dança, literatura, língua, história e culinária. Délia Melo, a terceira embaixadora dos Açores selecionada pela LAEF, teve como missão transmitir aos participantes a cultura tradicional e contemporânea do arquipélago.
O Summer Youth Education Camp pretende ser um espaço para o reforço do relacionamento entre jovens luso-americanos e promover, num ambiente dinâmico e de colaboração, o desenvolvimento de capacidades essenciais para o sucesso universitário, para além de contribuir para a manutenção da cultura portuguesa na vida pessoal e profissional dos participantes.