Pelo quarto ano consecutivo, o Governo dos Açores, através da Direção Regional das Comunidades, apoiou mais uma edição do Summer Youth Education Camp, realizada de 20 a 28 de junho, na Santa Clara University, no Estado da Califórnia, EUA.
Esta iniciativa, promovida pela Luso American Education Foundation (LAEF), teve Graça Melo, professora da Escola Secundária Gerónimo Emiliano de Andrade, em Angra do Heroísmo, como Embaixadora Açoriana.
O Summer Youth Education Camp visa incentivar os jovens a desempenhar um papel ativo na sociedade, em prol da preservação e divulgação das raízes portuguesas neste estado norte-americano. A edição de 2016 contou com a participação de cerca de meia centena de jovens, com idades entre os 12 e os 18 anos, que tiveram a oportunidade de vivenciar a realidade universitária, assim como aprofundar conhecimentos sobre o legado cultural português.
Para além de explorarem a vida de estudante no ensino superior e visitarem diversos departamentos académicos, os participantes desenvolveram atividades culturais que incluíram arte, arquitetura, música, história, culinária, dança, língua e cultura portuguesas.
Esta iniciativa permitiu incentivar os jovens para o desempenho de um papel ativo na vida em sociedade, em prol da preservação e divulgação das raízes portuguesas na Califórnia, estado onde reside uma considerável comunidade de origem açoriana.
O apoio do Governo dos Açores a esta atividade potenciou a divulgação da cultura contemporânea e tradicional açoriana junto dos mais jovens e contribuir para o reforço das ligações estre a Região e sua Diáspora.