O Governo dos Açores promove, a 8 de maio, a realização da II Corrida pela Interculturalidade, uma iniciativa das direções regionais das Comunidades e do Desporto que terá inicio pelas 10h00, em São Roque do Pico.
Esta iniciativa, que conta com a colaboração da Associação de Atletismo da Ilha do Pico e com o apoio da Câmara Municipal de São Roque, tem como objetivo promover a diversidade cultural através da prática do desporto, assim como o convívio, o conhecimento e o respeito entre diferentes povos e culturas.
A prova deste ano terá como madrinha a ex-atleta internacional portuguesa Naide Gomes, campeã do Mundo de pista coberta, na modalidade de salto em comprimento, em Budapeste (2004) e em Valência (2008), e da Europa em Madrid (2005) e em Birmingham (2007).
Naide Gomes, natural de São Tomé e Príncipe, arrecadou também, entre 2002 e 2011, cinco medalhas de prata e uma de bronze em campeonatos mundiais e europeus de pista coberta, contando ainda com uma participação olímpica, em 2004, em Atenas, na Grécia, onde alcançou a 6.ª posição no salto em comprimento.
A Corrida pela Interculturalidade está dividida em quatro categorias, nomeadamente “Caminhada para todos”, com 1,2 quilómetros de extensão, “Escalão I”, na mesma distância para participantes entre os 8 e os 12 anos, “Escalão II”, também com 1,2 quilómetros de extensão, para participantes entre os 13 e os 16 anos, e “Escalão III”, numa extensão de 7,8 quilómetros, para corredores com mais de 17 anos.
Esta prova, tal como ocorreu na primeira edição, realizada em 2015 no concelho da Madalena, que contou com cerca de uma centena de atletas, está aberta a todos os interessados.
A concentração dos participantes está marcada para as 09h00, no início da Avenida do Mar, em São Roque do Pico.