INFORMAÇÕES GERAIS
O Brasil localiza-se no hemisfério ocidental entre os meridianos 34º 47’ 30’’ e 73º 59’ 32’’ a Oeste de Greenwich e está situado entre os paralelos 5º 16’ 20’’ de latitude norte e 33º 44’ 42’’ de latitude sul. É cortado ao Norte pelo Equador e, ao Sul, pelo Trópico de Capricórnio, situando-se, portanto, cerca de 90% do seu território no Hemisfério Sul.
Integrando o continente americano, o Brasil situa-se na porção centro-oriental da América do Sul e faz fronteira com a quase totalidade dos países sul-americanos, à excepção do Equador, Chile, Trindade e Tobago.
A área territorial brasileira é de 8 547 403,5Km2, pelo que é o 5º maior país do mundo, o terceiro do continente americano e o primeiro da América do Sul, ocupando 47% da área territorial sul-americana.
Oficialmente o Brasil é uma república federativa, constituída por 26 estados e um distrito federal, onde se situa a capital – Brasília, sede do governo e dos poderes executivo, legislativo e judiciário.
O Brasil encontra-se política e geograficamente dividido em cinco regiões distintas, que possuem traços comuns no que se refere aos aspectos físicos, humanos, económicos e culturais: - Norte, Nordeste, Sudeste, Sul e Centro-Oeste.
De acordo com o censo demográfico realizado em 2000, pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (FIBGE), a população brasileira era de 169 799 170 habitantes, sendo de 70 milhões a sua população economicamente activa.
Em 2000 o rendimento per capita do país foi de USD$ 3,5 mil anuais e a sua produção, no conceito de produto nacional bruto, foi de USD$ 700 biliões, o que o caracteriza como a maior economia da América Latina e a oitava do mundo.
Em 1991 o Brasil apresentava uma densidade populacional bruta de 17,18 habitantes/Km2 e uma taxa de urbanização de 75,59%, tendo a sua concentração populacional mais significativa no Rio de Janeiro, no Distrito Federal e em S. Paulo, este último com um índice de urbanização na ordem dos 93%.
As densidades populacionais mais baixas encontram-se nos estados que integram as regiões Norte e Centro-Oeste do país.
Em 2000 a indústria brasileira representava 20% da produção nacional, a agricultura outros 20% e o sector de serviços 60%.
A maior parte da população brasileira concentra-se nas áreas urbanas, particularmente nas grandes cidades – S. Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre.
O povo brasileiro resulta de uma mistura étnica e cultural de raízes indígenas (fundamentalmente guaranís), africanas, europeias (maioritariamente portuguesa) e no eixo Rio – S. Paulo, asiáticas (árabes e japonesas).
A nível religioso, a sociedade brasileira é maioritariamente católica, embora muitas das suas práticas estejam misturadas com cultos de origem africana (macumba e umbanda).
O Dia da Independência do Brasil é celebrado a 7 de Setembro (1822)
A moeda brasileira é o real, sendo que 1 Euro corresponde a 3.10 reais.