O Governo dos Açores e a Casa dos Açores do Rio de Janeiro promoveram, de 24 a 26 de junho, a realização da Taça da Autonomia – Torneio de Futsal, competição que, pela primeira vez, reuniu equipas das Casas dos Açores do Brasil e do Uruguai.
Esta iniciativa, que visou assinalar os 40 anos da Autonomia através da congregação, socialização desportiva e divulgação da presença açoriana na América do Sul e dinamizar o associativismo comunitário junto dos mais jovens, decorreu na Casa dos Açores do Rio de Janeiro e contou com a presença do Diretor Regional das Comunidades, Paulo Teves, do Cônsul Geral de Portugal no Rio de Janeiro, Nuno Bello, e de Henrique Whuck, descendente de pai açoriano da ilha Terceira, que foi eleito, em 2014, o Melhor Jogador do Mundo Futebol de 7 e representa, atualmente, o Club de Regatas Vasco Da Gama, do Rio de Janeiro.
A Taça da Autonomia 2016 juntou mais de três de dezenas de atletas das Casas dos Açores do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo, Santa Catarina e Uruguai. A competição foi ganha pela Casa dos Açores do Rio de Janeiro, que bateu na final a sua congénere de Santa Catarina, por 3-2.
As Casas dos Açores do Rio Grande do Sul, de São Paulo e do Uruguai terminaram a sua participação no torneio no 3.º, 4.º e 5.º lugares da classificação, respetivamente.
Durante a Taça da Autonomia foram ainda homenageados três jogadores da primeira equipa da Casa dos Açores do Rio de Janeiro de 1958, todos emigrantes oriundos da ilha Terceira.