principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Chama, Chama, Chamarrita – História da Emigração Açoriana
 
O Governo dos Açores, através do Gabinete do Subsecretário Regional da Presidência para as Relações Externas e Direção Regional das Comunidades, em colaboração com a Irmandade do Senhor Santo Cristo e a Associação de Emigrantes Açorianos, promoveu, dia 7 de maio, a apresentação do documentário 'Chama, Chama, Chamarrita – História da Emigração Açoriana'.
A obra, da autoria de Teresa Tomé, foi apresentada na Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada, numa sessão aberta ao público, integrada no programa das Festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres.
Este evento visou proporcionar um maior conhecimento e reflexão sobre a história da emigração açoriana para o Brasil, Estados Unidos da América, incluindo Havai, e Canadá, dando conta das vivências particulares da identidade açoriana em comunidades dispersas geograficamente.
O documentário, produzido com o apoio da Direção Regional das Comunidades, da Associação de Emigrantes Açorianos e de diversas entidades das comunidades açorianas emigradas, percorreu as grandes cidades fundadas por açorianos no Brasil, as ilhas de Oahu e Maui, áreas dos Estados Unidos onde se destacaram os baleeiros e tecelões açorianos, a corrida ao ouro e os grandes ranchos da Califórnia, bem como os bairros 'Little Portugal' de Toronto, Montreal e Vancouver.
A narrativa desenrola-se através de depoimentos de especialistas e de testemunhos de escritores, poetas, músicos e artistas plásticos, que dão sentido, emoção e vida a esta 'História da Emigração Açoriana'.
Com esta iniciativa, o Governo dos Açores pretendeu homenagear todos os açorianos que, ao longo de séculos, enveredaram por processos de emigração, levando e mantendo vivas em tantas partes do globo os mais profundos sentimentos, vivências e identidade da Região
 
 
 
 


<< voltar
Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 


 
 




 

 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal