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Concurso Que tal mudarmos o EU pelo NÓS?
 

No âmbito do Plano de Atividades da Direção Regional das Comunidades realizou-se, nas ilhas de S. Miguel e de Santa Maria, de 16 a 23 de agosto, do corrente ano, uma visita de estudo de alunos de vários estabelecimentos de ensino de Montreal, Canadá.
Esta visita resultou do concurso “Que tal mudarmos o EU pelo NÓS?” que decorreu no âmbito das comemorações dos 60 anos de emigração açoriana para o Canadá e no qual os mesmos participaram. Este concurso foi da responsabilidade da Caixa Portuguesa de Montreal – Des Jardins, sendo destinado a jovens com idades compreendidas entre os 18 e 30 anos de idade. O concurso foi desenvolvido em parceria com esta Direção Regional e com a Sata Internacional. Na qualidade de parceira coube à DRC elaborar o programa da deslocação às ilhas mencionadas, sendo responsável pelas despesas necessárias ao seu desenvolvimento.
Esta visita de estudos teve como objetivo promover a realidade açoriana junto a estes jovens lusodescendentes canadianos, tanto ao nível das vivências culturais, como das particularidades e potencialidades que caraterizam a Região.
Durante a estadia destes estudantes, nos Açores, foram-lhes proporcionados passeios e roteiros turísticos de exploração, bem como visitas a observatórios e museus, centrados em quatro temáticas distintas (ver programa em anexo):
• Entre Baleias e Golfinhos;
• Vulcões & Companhia;
• Gentes, Cultura e Tradições Açorianas;
• Santa Maria – Roteiro de Piratas e Ilha do Sol.
Integraram esta iniciativa 6 participantes, Diego Moncada-Lacerte, Charlotte Clement, Patrícia Medeiros, Sara Medeiros, Marisa Castanheira Jones  e Myriam Costa que foram acompanhados por um elemento nomeado pela Caixa Portuguesa de Montreal, o Sr Francisco Salvador, antigo conselheiro das comunidades portuguesas em Montreal.
Os jovens participantes tinham idades compreendidas entre os 17 e os 32 anos, sendo todos de nacionalidade canadiana (3 filhos de açorianos e outros três filhos de naturais do continente).
A título de informação complementar as áreas de formação ou estudo dos participantes na visita eram: medicina via investigação biomédica, medicina nuclear, psicologia, engenharia civil, cinema, comércio.

 

 
 
 
 


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