Apesar do fenómeno da imigração para os Açores ser bastante recente, o que é certo é que actualmente, e de acordo com os dados do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, cerca de 3% da população residente na região é constituída por indivíduos de aproximadamente 70 nacionalidades diferentes.
Com o alargamento em 2004 das suas competências à área da imigração, a Direcção Regional das Comunidades tem procurado apoiar e acompanhar a integração dos imigrantes no arquipélago, designadamente a nível cultural, social e profissional. O curso de Língua e Cultura Portuguesa ministrado no ano lectivo de 2005/2006 é um bom exemplo disso.
No entanto, a plena integração dos imigrantes depende também do acesso a outras áreas de conhecimento que possibilitarão por um lado o acompanhamento dos tempos e do desenvolvimento tecnológico, e por outro o acesso a um maior leque de possibilidades de trabalho, contribuindo para uma maior satisfação profissional e, consequentemente, pessoal e familiar.
Deste modo, e com o objectivo de dotar, desenvolver e reforçar competências em diferentes áreas de conhecimento, foram criados cursos livres de Língua Portuguesa, Informática e Empreendedorismo.
Estes cursos, frequentados por cerca de cem imigrantes de países africanos, europeus e americanos nas ilhas do Faial, Terceira e S. Miguel, tiveram o seu inicio no final de Maio de 2007 e o seu términos no início do mês de Agosto do mesmo.
Foi assinado um protocolo entre a Direcção Regional das Comunidades e a Fundação para a Divulgação das Tecnologias de Informação para a realização de dois módulos de informática: Introdução às TIC e Word Fundamental 2003.
Aos formandos que completaram os cursos com aproveitamento foi-lhes atribuído um certificado de conclusão.