A Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD), em parceria com o Governo Regional e a Universidade dos Açores, promoveu o 2.º Curso de Verão nos Açores, destinado a professores de língua, cultura e literatura portuguesa que lecionam nos EUA.
A iniciativa, que decorreu de 15 a 26 de julho, contou ainda com o apoio do Instituto Camões – Coordenação do Ensino de Português nos EUA e da Associação de Professores de Português dos Estados Unidos e do Canadá.
O Governo dos Açores, através da Direção Regional das Comunidades, associou-se a esta iniciativa tendo em vista fomentar e reforçar a presença da Língua Portuguesa e da cultura açoriana nos EUA, como uma das prioridades da sua atuação.
O Curso de Verão reuniu 15 professores oriundos de instituições de ensino de diferentes estados norte-americanos, entre as quais a Northwestern University, a Harvard University e o Instituto Brasil de Educação e Cultura (IBEC).
A Escola Pública de Newark, a Escola Fernão de Magalhães de Tarrytowns e a Escola D. Nuno Álvares Pereira, são outros dos estabelecimentos de ensino onde lecionam os docentes que frequentaram este curso, que foi ministrado por professores da Universidade dos Açores, entre outros colaboradores externos.
O curso, além da componente letiva, foi complementado com visitas de estudo a locais característicos da beleza e da cultura dos Açores.