O Governo dos Açores promoveu em 2013, a realização de Cursos de Língua Portuguesa para Imigrantes, iniciativas que decorrem, na sua primeira edição, nas ilhas de São Miguel e Terceira, em parceria com o Centro Comunitário de Apoio ao Imigrante e com a Associação dos Imigrantes nos Açores.
Os cursos de língua portuguesa, promovidos pelo Governo Regional através das Direções Regionais das Comunidades e da Educação, destinam-se a cidadãos de nacionalidade estrangeira residentes na Região Autónoma dos Açores, sendo lecionados em horário pós-laboral.
A sua disponibilização visa contribuir para a plena integração dos imigrantes residentes no arquipélago, através da sua valorização profissional e pessoal.
A aprovação final da frequência do curso, devidamente certificado, permite aos imigrantes cumprir com as exigências dos regimes para aquisição de nacionalidade portuguesa, concessão de autorização de residência permanente e estatuto de residência de longa duração, no que se refere ao requisito e prova de conhecimento da Língua Portuguesa.
Estão inscritos nos dois Cursos de Português para Imigrantes residentes nos Açores um total de 40 formandos, oriundos de países como Cabo Verde, Paquistão, Roménia, Ucrânia, Bangladesh, Guiné, China, Índia, Lituânia e Estados Unidos da América.
A abertura do primeiro curso decorreu em S. Miguel, promovido pela Cresaçor – Centro de Apoio ao Imigrante, dia 16 de Setembro e a abertura do segundo curso, desta feita na Terceira, decorreu dia 21 de Outubro, sendo promovido pela AIPA.