No passado dia 8 de maio, o Diretor Regional das Comunidades, Paulo Teves, recebeu um grupo de 15 alunos da Universidade de British Columbia, no Canadá, que esteve de visita aos Açores, tendo-lhes apresentado uma comunicação sobre as comunidades açorianas dispersas pelo mundo, abordando também o papel do Governo Regional junto das comunidades emigradas e imigrantes.
Nesta comunicação perante alunos dos cursos de Sociologia, Psicologia, Geografia, Economia e Artes, o Diretor Regional referiu também o sistema político e administrativo da Região, bem como a importância da Autonomia dos Açores.
O Diretor Regional salientou a importância dos açorianos residentes no exterior manterem a sua ligação e contribuírem para o desenvolvimento da Região, referindo ainda a responsabilidade que têm assumido ao transmitir o legado cultural às gerações vindouras.
Nesse sentido, destacou “todo o trabalho desenvolvido pelas comunidades açorianas na afirmação da açorianidade e da Autonomia”.
A deslocação aos Açores destes jovens insere-se no Curso de Verão sobre o tema “Geographies of Migration and Settlement”, da Universidade de British Columbia, ministrado por José Carlos Teixeira, natural da cidade da Ribeira Grande e investigador e docente naquela instituição de ensino superior, decorrendo numa altura em que se comemoram os 60 anos da chegada dos primeiros emigrantes açorianos ao Canadá.
O grupo, que chegou à Região a 5 de maio, participou, entre 13 a 24 de maio, em várias palestras e conferências que decorreram na Universidade Fernando Pessoa, no Porto, e nas universidades Aberta e de Lisboa, na capital portuguesa.
Este grupo incluía alunos de nacionalidade canadiana, norte-americana, indiana, japonesa, vietnamita e chinesa.