O Governo dos Açores, através da Direção Regional das Comunidades, assinalou na cidade da Horta, no dia 21 de março de 2017, o Dia Internacional da Luta pela Eliminação da Discriminação Racial, com uma iniciativa que visou dar a conhecer a importância das migrações e o papel que desempenham no desenvolvimento social, cultural e económico das sociedades de acolhimento.
Promovida em parceria com a AIPA – Associação dos Imigrantes nos Açores, o evento, que se realizou no auditório da Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça, contou com a apresentação do documentário “Seus Antepassados de ADN”, com uma sessão de testemunhos de imigrantes oriundos do Brasil, Cabo Verde e Ucrânia, e com a atuação de um artista musical natural de Cabo Verde e residente na ilha do Faial.
A iniciativa, que teve entrada livre, proporcionou ainda momentos de convívio e de troca e partilha de experiências entre as cercas de 40 pessoas que marcaram presença nestas comemorações.
O Dia Internacional pela Luta da Eliminação da Discriminação Racial foi instituído pela ONU a 21 de março em referência ao massacre de Sharpeville, ocorrido em Joanesburgo, na África do Sul, em 1960. Esta efeméride tem como objetivo sensibilizar a comunidade internacional para a importância de intensificar esforços para a eliminação de quaisquer formas de discriminação racial, em prol de uma sociedade cada vez mais justa e solidária, promovendo, paralelamente, a luta contra possíveis manifestações de racismo e de xenofobia.