O Governo dos Açores, através da Direção Regional das Comunidades, promoveu, de 22 a 26 de abril, nas ilhas do faial, do Pico e de São Jorge, o Encontro de Órgãos de Comunicação Social da Diáspora Açoriana: Desafios Atuais e Futuros.
A iniciativa contou com a presença de 38 órgãos de comunicação social oriundos da Bermuda, Brasil, Canadá, Estados Unidos da América e Portugal continental.
A abertura do evento teve lugar no dia 22 de abril, no Centro de Interpretação do Vulcão dos Capelinhos, no Faial, onde marcou presença o Presidente do Governo dos Açores, Vasco Cordeiro, e teve lugar a palestra “ A Diáspora e os Media”, proferida por José Lopes de Araujo, Diretor Institucional e de Arquivo da RTP.
Para além do debate sobre os desafios atuais e futuros com que estes órgãos se deparam, este Encontro pretendeu também potenciar a reflexão e o debate sobre temas como o bilinguismo e as novas plataformas de comunicação, procurando ainda dar a conhecer aos participantes os Açores de hoje, em diversas dimensões e setores de atividades.
Nesse sentido, foram realizadas sessões de trabalho nas ilhas do Faial, Pico e São Jorge, promovendo o conhecimento de diversos locais e fomentando a discussão e partilha entre os participantes, abordando temas como a valorização do Mar nos Açores, o arquipélago enquanto destino turístico ou as políticas ambientais na Região.
O Encontro promoveu ainda uma sessão conjunta entre os órgãos de comunicação da Região e da Diáspora, espaço que serviu para debater os desafios comuns e para estreitar as relações e os laços que unem estas instituições dos dois lados do atlântico.
Para além das sessões de trabalho, os participantes neste encontro tiveram ainda a oportunidade de realizar várias visitas nas três ilhas do ‘Triângulo’, entre as quais à União das Cooperativas Agrícolas de Lacticínios de São Jorge e à Fábrica de Conservas de Santa Catarina.