O Diálogo Intercultural tornou-se uma necessidade, tendo em conta a globalização e o mundo de diversidade em que vivemos actualmente.
Este fenómeno tem ocupado grande parte do debate público e político de todo o Mundo e inclusive na Europa 2008 foi denominado como o Ano Europeu do Diálogo Intercultural.
Neste pressuposto foram realizadas, de 22 a 25 de Outubro de 2007, acções de formação sobre Educação Intercultural junto dos alunos do 3º ciclo, em diversas escolas da Região, nomeadamente na ilha de S. Miguel (Escola Secundária Domingos Rebelo e Escola Secundária Antero de Quental), ilha Terceira (Escola Secundária Jerónimo Emiliano de Andrade e Escola Secundária Vitorino Nemésio) e ilha do Faial (Escola Secundária Dr. Manuel de Arriaga).
Estas formações, que contaram com a colaboração do Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural (ACIDI, IP), tiveram como objectivo proporcionar aos nossos jovens estudantes, uma reflexão em aprendizagem intercultural, tendo em vista a aceitação das diferenças, tolerância, solidariedade, partilha e cooperação, em sessões interactivas e práticas.
No ano de 2008, estenderemos às restantes escolas da Região.
Para saber mais sobre Educação Intercultural