O I Encontro Comunitário de Órgãos de Comunicação Social, realizou-se na cidade da Horta, entre os dias 3 e 5 de Dezembro de 1999, no qual estiveram presente cerca de 65 participantes dos Açores, Estado Unidos e Canadá.
Objectivos:
- Debater a Comunicação Social em Português nas Comunidades Emigradas;
- Aproximar os Órgãos de Comunicação Social das Comunidades da actualidade açoriana;
- Estimular o intercâmbio com os Órgãos de Comunicação Social locais;
- Promover o reconhecimento da importância das notícias nas Comunidades portuguesas em geral, e açorianas em particular.
Conclusões:
O I Encontro Comunitário de Órgãos de Comunicação Social promovido pela Presidência do Governo Regional dos Açores – Direcção Regional da Comunidades e Gabinete de Apoio à Comunicação Social – reuniu-se na Horta de 3 a 5 de Dezembro.
Após três dias de reflexão concluiu-se que:
No âmbito da preservação da identidade cultural,
- Os OCS da diáspora são veículos imprescindíveis na defesa dos valores da terra de origem.
- Como repositórios das vivências comunitárias nos Estados Unidos e no Canadá constituem uma fonte da história, da formação e informação independentemente da língua em que é editada.
No âmbito das comunidades onde se inserem,
- Os OCS devem assumir uma intervenção social, cultural e política, designadamente nas áreas da cidadania, do ensino da língua portuguesa, da participação na vida política local e da manutenção do associativismo comunitário.
No âmbito do intercâmbio entre os OCS das Comunidades e da Região,
- O Encontro apontou a necessidade de formação profissional, de adequar o produto à audiência, de acompanhamento das novas tecnologias.
- Manifestou-se a disponibilidade de colaboração mútua e aprofundamento do diálogo agora iniciado.
- Sugeriu-se também à DRC a criação de um banco de informação sobre os OCS da diáspora e da RAA, o estudo da possibilidade de apoiar a distribuição nos Açores da imprensa comunitária.
-sublinhou-se a necessidade da RTP-Açores e da RTP-I em terem para a diáspora uma programação plural e diversificada e que corresponda ao interesse das Comunidades.