A Direcção Regional das Comunidades em parceria com a Casa dos Açores do Norte, promoveu de 11 a 14 de Abril de 2003, na cidade do Porto, o II Encontro Comunitário de Associações Culturais. Estiveram presente neste Encontro doze Associações dos Estados Unidos, Canadá e Portugal Continental, num total de cerca de trinta participantes entre elementos das respectivas direcções e representantes jovens das mesmas.
Objectivos:
- Incentivar a participação jovem;
- Proporcionar o diálogo entre Associações;
- Debater o papel nas Associações e a sua importância nas Comunidades onde estão inseridas.
Conclusões:
As Associações Culturais das Comunidades Açorianas nos Estados Unidos e Canadá, as Casas dos Açores do Continente Português, o Núcleo Ilhas de Bruma da Universidade de Aveiro, reuniram de 11 a 14 de Abril de 2003 na Casa dos Açores do Norte, com o patrocínio da Direcção Regional das Comunidades, da Presidência do Governo Regional dos Açores, a fim de debaterem o associativismo nas suas múltiplas vertentes.
Após uma série de apresentações e reflexões subordinadas aos temas: A Importância do Associativismo nas Comunidades - A Preservação de uma Identidade Cultural; A Participação Política das Comunidades e a realização de um espaço de reflexão, dedicado inteiramente à participação da juventude no mundo comunitário, concluiu-se que:
1.º As Associações Culturais Açorianas nas Comunidades dos Estados Unidos da América e Canadá permanecem veículos privilegiados na preservação e divulgação da nossa identidade cultural na América do Norte.
2.º Face à metamorfose linguística e às necessidades de adaptação das Comunidades, verifica-se a necessidade de utilizar o bilinguismo para transmitir os valores da nossa cultura popular e erudita.
3.º Atendendo ao multiculturalismo existente nos países de acolhimento, constata-se que é cada vez maior a necessidade das associações açorianas participarem, activamente, nas manifestações culturais das localidades onde estão inseridas e abrirem-se à participação dos outros grupos étnicos que compõem o mosaico cultural norte-americano.
4.º Dada a riqueza dos festejos populares das nossas Comunidades é imperativo que se utilize estas vias para a transmissão de elementos da cultura erudita.
5.º Considerando as restrições orçamentais nos Açores e na Diáspora é importante partir-se para uma maior rentabilização dos grupos ou agentes culturais que se deslocam dos Açores às nossas Comunidades, permitindo um outro elo de ligação e uma maior cooperação entre as várias organizações de índole cultural do continente norte-americano.
6.º Existe a necessidade de se utilizar os meios da comunicação social, não só em língua portuguesa, mas também de língua inglesa, bem como as novas tecnologias de informação, como a Internet, para uma melhor divulgação e visibilidade dos eventos culturais das nossas Comunidades.
7.º Os jovens manifestaram o desejo de serem parte integrante na organização das actividades das respectivas associações, permitindo-lhes um melhor entendimento da sua identidade cultural, estimulando a auto-descoberta, autoconfiança, introduzindo inovação na tradição, adaptada aos novos tempos e conjunturas, incluindo a promoção de intercâmbios entre as várias Comunidades.
8.º É necessário reunirem-se em livro bilingue as comunicações, apresentações das associações e notas de reflexão deste Encontro, com o objectivo de ser divulgado em todas as associações culturais, sociais, religiosas, desportivas e estabelecimentos de ensino.
9.º Atendendo à assimilação das nossas Comunidades no continente norte-americano é imprescindível incentivar a participação do associativismo na vida política dos países de acolhimento.