O II Encontro de Órgãos de Comunicação Social, realizou-se entre os dias 16 e 19 de Junho de 2001, na vila das Velas, ilha de São Jorge, com a presença de 30 participantes dos Açores, Canadá, Estados Unidos e Portugal Continental.
Este Encontro teve como tema “Comunicar na Diáspora: Sobrevivência e mudança”.
Objectivos:
- A participação e o diálogo entre agentes de comunicação;
- Debater a Comunicação Social em Português nas Comunidades Emigradas;
- Estimular o intercâmbio e relacionamento entre OCS das Comunidades;
- Aproximar os Órgãos de Comunicação Social da realidade e da actualidade açoriana.
Conclusões:
O Segundo Encontro Comunitário de Órgãos de Comunicação Social promovido pelo Governo Regional dos Açores através da Direcção Regional das Comunidades nas Velas de São Jorge, de 16 a 19 de Junho, concluiu:
Os Órgãos de Comunicação Social da Diáspora mantêm-se como elementos fulcrais do processo de desenvolvimento e da evolução das comunidades açorianas emigradas, integrando-se no seu passado, na sua actualidade e, naturalmente, nas suas expectativas de futuro, representando um património que importa preservar e proteger.
Língua
Verificou-se que existe um amplo e profundo debate sobre a necessidade de assegurar a continuidade destes OCS’s em língua portuguesa.
Num contexto onde as novas gerações cada vez menos falam o português as línguas dos países de acolhimento começam a ser encaradas como uma possível solução, à semelhança do que acontece com outras etnias.
Formação
Os OCS’s da Diáspora reconhecem o interesse do reforço de formação, sobretudo na área técnica.
Esta poderá vir a desenvolver-se através de acções específicas nas comunidades, de intercâmbios, estágios e bolsas de estudo, ou mesmo integrando módulos de formação nestes encontros.
A formação deve acontecer nos dois sentidos e tentando abranger as novas gerações de luso descendentes.
Estas iniciativas devem ser realizadas sempre por via de parcerias de co-responsabilização, entre os OCS’s da Diáspora e entidades oficiais e privadas.
Futuro
Torna-se necessário que os produtores de informação, nacionais e regionais, utilizem as novas tecnologias, com destaque para a Internet, como forma de aumentarem a sua difusão e facilidade de reutilização por parte dos OCS’s da Diáspora, nomeadamente a RDP Internacional e a RDP Açores.
Foi deliberada a criação de uma associação de agentes de comunicação social dos OCS’s da Diáspora.
Foi reafirmado o interesse da continuidade destes encontros, criando-se uma comissão de apoio à organização da próxima edição que visa assegurar a envolvência e a co-responsabilização dos OCS’s da Diáspora.