“Quais as estratégias para um maior conhecimento das comunidades açorianas no mundo?”
Cerca de 20 investigadores, professores universitários e responsáveis por centros de estudos e museus, provenientes dos Açores, Continente português, Estados Unidos, Canadá, Brasil e Uruguai, participaram de 23 a 29 de Junho, na ilha Graciosa, nas III Jornadas Emigração/Comunidades, organizado pela Direcção Regional das Comunidades, com o apoio da Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa.
Depois do debate da emigração e das comunidades, linhas de acção e de abordagem futuras e da detecção da necessidade de informação/comunicação assente em redes formais e informais, os participantes decidiram criar o projecto em rede “Diáspora Açoriana”, destinado a dar conhecimento das fontes e iniciativas bibliográficas e documentais, bem como do património cultural de origem açoriana disperso pelo mundo.
Trata-se de um instrumento operacional, dirigido a estudiosos do meio académico e ao cidadão comum com interesse em pesquisar e divulgar on-line conhecimento sobre os Açores e as comunidades açorianas espalhadas pelo mundo.
História, património e caracterização sociológica das nossas migrações são algumas das áreas abrangidas por este projecto, cujo programa de acção arranca já em Julho, com a criação do grupo on-line que vai iniciar os trabalhos.
Pretende-se, de acordo com as conclusões do encontro da Graciosa, englobar muitas mais pessoas e instituições que não puderam fazer parte do grupo de 20 entidades presentes nas jornadas.