principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE

PRÉMIO APPEUC 2014

 

O Governo dos Açores, através da Direção Regional das Comunidades, em parceria com a Associação de Professores de Português dos Estados Unidos e Canadá (APPEUC) e a SATA Internacional, promoveu de 7 a 14 de julho, nas ilhas de São Miguel, Faial e Pico, o Prémio APPEUC.

A edição de 2014, subordinada ao tema “Açores: 9 Ilhas, 9 Histórias”, premiou um grupo de alunos composto por seis jovens, com idades compreendidas entre os 12 e os 17 anos, que durante uma semana tiveram a oportunidade de conhecer três das ilhas do arquipélago dos Açores.

Em São Miguel, deslocaram-se ao Centro de Vulcanologia e Avaliação de Riscos Geológicos da Universidade dos Açores, ao Centro de Monitorização e Investigação das Furnas, ao Observatório Vulcanológico e Geotérmico dos Açores, ao Museu Carlos Machado e à Caldeira Velha.

Na ilha do Faial, visitaram os Centros Ambientais do Parque Natural, o Aquário do Porto Pim, a Casa dos Dabney, a Caldeira e o Centro de Interpretação do Vulcão dos Capelinhos, enquanto, na ilha do Pico, o programa da visita incluiu a Casa da Montanha, o Centro de Visitantes da Gruta das Torres, o Centro de Interpretação da Paisagem da Cultura da Vinha e os museus dos Baleeiros, da Indústria Baleeira e do Vinho.

O Prémio APPEUC teve como destinatários os alunos inscritos nas escolas comunitárias portuguesas nos Estados Unidos e nas escolas secundárias do ensino oficial americano que têm incluído, no seu currículo, cursos de língua e cultura portuguesas.

O objetivo da iniciava é promover e incentivar o estudo da língua portuguesa, mediante a apresentação de trabalhos originais escritos em português. Os três melhores trabalhos de cada categoria são premiados com uma visita à Região.

O Governo dos Açores, ao participar ativamente nesta parceria, pretendeu promover o estudo da língua portuguesa através do incentivo à pesquisa e à escrita sobre as ilhas do arquipélago, difundindo, assim, a cultura açoriana e o idioma português para além de dar a conhecer a realidade açoriana ao nível das vivências culturais, das singularidades e das potencialidades que caraterizam a Região.

 
 
 
 


<< voltar
Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 


 
 




 

 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal