O Governo dos Açores, através da Direção Regional das Comunidades, em parceria com a Associação de Professores de Português dos Estados Unidos e Canadá (APPEUC) e a SATA Internacional, promoveu de 7 a 14 de julho, nas ilhas de São Miguel, Faial e Pico, o Prémio APPEUC.
A edição de 2014, subordinada ao tema “Açores: 9 Ilhas, 9 Histórias”, premiou um grupo de alunos composto por seis jovens, com idades compreendidas entre os 12 e os 17 anos, que durante uma semana tiveram a oportunidade de conhecer três das ilhas do arquipélago dos Açores.
Em São Miguel, deslocaram-se ao Centro de Vulcanologia e Avaliação de Riscos Geológicos da Universidade dos Açores, ao Centro de Monitorização e Investigação das Furnas, ao Observatório Vulcanológico e Geotérmico dos Açores, ao Museu Carlos Machado e à Caldeira Velha.
Na ilha do Faial, visitaram os Centros Ambientais do Parque Natural, o Aquário do Porto Pim, a Casa dos Dabney, a Caldeira e o Centro de Interpretação do Vulcão dos Capelinhos, enquanto, na ilha do Pico, o programa da visita incluiu a Casa da Montanha, o Centro de Visitantes da Gruta das Torres, o Centro de Interpretação da Paisagem da Cultura da Vinha e os museus dos Baleeiros, da Indústria Baleeira e do Vinho.
O Prémio APPEUC teve como destinatários os alunos inscritos nas escolas comunitárias portuguesas nos Estados Unidos e nas escolas secundárias do ensino oficial americano que têm incluído, no seu currículo, cursos de língua e cultura portuguesas.
O objetivo da iniciava é promover e incentivar o estudo da língua portuguesa, mediante a apresentação de trabalhos originais escritos em português. Os três melhores trabalhos de cada categoria são premiados com uma visita à Região.
O Governo dos Açores, ao participar ativamente nesta parceria, pretendeu promover o estudo da língua portuguesa através do incentivo à pesquisa e à escrita sobre as ilhas do arquipélago, difundindo, assim, a cultura açoriana e o idioma português para além de dar a conhecer a realidade açoriana ao nível das vivências culturais, das singularidades e das potencialidades que caraterizam a Região.