A Direcção Regional das Comunidades realizou em Maio de 2007 a apresentação da peça “Vento de Leste”, nas ilhas do Faial, Pico e Terceira.
Esta peça, que integrou o Programa da Feira Viver Culturas – Açores 2006 na Ribeira Grande, conta a história passada na Europa com a qual se identificam todos os que por alguma razão, vivem fora do seu país. É um testemunho positivo de integração no país de acolhimento, sensibilizando o público para a promoção da tolerância inter-cultural e incentivando uma Cultura da PAZ.
Durante aproximadamente 50 minutos, numa hilariante e comovida história, Natasha Marjanovic, uma mulher da ex-Jugoslávia que nasceu na Bósnia, viveu na Sérvia e casou com um Croata é forçada a sair da sua terra, expulsa pela guerra. É com muita garra e bom humor que leva de emoção em emoção, desde a nostálgica infância comandada com luvas brancas pelo General Tito, até às hilariantes e atrapalhadas experiências de adaptação aos costumes, língua e natureza própria das pessoas em “terras de Portugal.” Para saber mais sobre Natasha Maryanovic.