principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE

Prémio APPEUC 2015

 

O Governo dos Açores, através da Direção Regional das Comunidades, em parceria com a Associação de Professores de Português dos Estados Unidos e Canadá (APPEUC) e com a SATA Internacional, promoveu de 20 a 28 de julho, nas ilhas de São Miguel, Graciosa e Terceira, o Prémio APPEUC 2015.

Esta iniciativa, que pela primeira contemplou alunos de português do Canadá, premeia, anualmente, com uma viagem aos Açores, jovens que frequentam as escolas comunitárias portuguesas dos Estados Unidos e Canadá e das escolas de ensino oficial americano e canadiano que têm incluídos no seu currículo cursos de língua e cultura portuguesas, mediante a apresentação de trabalhos, originais e escritos em língua portuguesa.

A edição de 2015 do Prémio APPEUC, subordinada ao tema “Açores: mar de ilhas, de gentes e de tradições”, contou com a presença dos jovens Nicole Costa (12 anos), Samuel Rodrigues (13 anos), Marisol Peixoto (16 anos), Jessica Pinto (17 anos), Sara Serrano (12 anos) e Raquel Gonçalves (17 anos), todos provenientes dos EUA, e de Ana Luz-Chaves (12 anos), originária do Canadá. Este grupo de alunos teve a oportunidade de conhecer, durante uma semana, os locais mais simbólicos de três ilhas do arquipélago. Do programa da iniciativa constaram, entre outras atividades lúdicas e culturais, visitas à Lagoa das Furnas, ao Observatório Vulcanológico e Geotérmico dos Açores e à Lagoa das Sete Cidades (São Miguel), ao Museu da Graciosa, ao Farol da Ponta da Barca e ao Ilhéu da Baleia (Graciosa), e ao Monte Brasil, ao Algar do Carvão e ao Palácio dos Capitães Generais (Terceira).

O Prémio APEEUC tem como objetivos promover o estudo da língua portuguesa através do incentivo à escrita sobre temas relacionados com as ilhas do arquipélago dos Açores, reforçando as relações entre a diáspora e a Região, em particular a ligação dos jovens açordescendentes às suas raízes.

 
 
 
 


<< voltar
Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 


 
 




 

 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal