A British Columbia (BC) compreende uma área de 947 800 km2, onde reside uma população de 4 milhões de pessoas (4.4 por km2). As suas principais indústrias são as madeireiras, silvicultura, agricultura, carvão, minérios (de metais e outras), turismo, alta-tecnologia e serviços financeiros.
A capital da BC é Victoria, com uma população de 311 902 indivíduos.
Açorianos na British Columbia:
Na província da BC, ao contrário do que acontece na do Ontário e em alguns Estados da América, a comunidade portuguesa está muito dispersa. Em Kitimat, por exemplo, existem cerca de 400 açorianos que se ocupam quase na totalidade numa companhia de alumínio. Os filhos lá nascem e lá morrem; muitos deles nem conhecem a cidade de Vancouver. Em Osoyos, uma área de grande floricultura, os portugueses são proprietários de quintas ou trabalham para companhias de conserva.
No campo político, alguns açorianos têm-se candidatado às eleições municipais e a direcções de escolas. Porém, a participação da comunidade neste campo é pouco significativa.
Sentem um considerável afastamento e consequente desinteresse dos mais novos pelos nossos valores socioculturais.
VICTORIA
Esta pequena e sofisticada cidade costeira é a capital de férias do Canadá e o principal local turístico no noroeste do Pacífico. A cidade de Victoria situa-se na parte mais a sul da Ilha de Vancouver e goza do melhor clima de todo o Canadá. Esta área é o local mais solarengo da Província e o melhor em termos de clima, ambiente e estilo de vida. O carácter único de Victoria está profundamente ligado aos seus 150 anos de história - uma história cheia de povos coloridos e lendas fascinantes. A herança colonial Britânica é ainda muito evidente, mas a actual Victoria tem um sabor distinto do noroeste do Pacífico. Hoje em dia, a cidade de Victória é muito conhecida por ser a capital da British Columbia, e como destino turístico de fama mundial. A área metropolitana de Victoria tem hoje 300.000 habitantes, com uma vida cosmopolita, refinado comércio, excelente vida nocturna e um bom complemento de ofertas culturais.
VANCOUVER
A cidade de Vancouver fica situada no canto mais sudoeste do Canadá, na Província da British Columbia, a 49º de Latitude e 123º de Longitude, próximo do Oceano Pacífico.
Provas arqueológicas demonstram que índios costeiros habitaram a área de Vancouver cerca de 500 ªC. . O capitão naval Inglês George Vancouver explorou a zona em 1792. A cidade de Vancouver foi fundada como uma povoação de serração conhecida em 1870 por Granville. A cidade foi incorporada em 1886 e o respectivo nome foi-lhe atribuído em honra do Capitão Vancouver.
Com uma actual população de cerca de 560.000 habitantes (estimativa), Vancouver fica numa região onde vivem cerca de 2 milhões de pessoas. Vancouver é a maior cidade da província e a terceira em tamanho do Canadá. Ocupa uma área de 113 km2.
Vancouver está rodeada por água por três lados e próximo da Cordilheira Montanhosa da Costa que abruptamente alcançam mais de 1.500 m. O clima é um dos mais suaves do Canadá. As médias de temperatura variam entre os 3º em Janeiro e os 18º em Julho. A precipitação média anual de Vancouver situa-se nos 1,219 mm. A maior parte das chuvas ocorrem no inverno.
Vancouver tem um grande porto e lidera provavelmente no mundo em termos de exportações de cereais. Como términus principal no oeste da auto-estrada intercontinental Canadiana e dos caminhos de ferro, Vancouver é a principal cidade do oeste do país, bem como um dos maiores centros industriais do Canadá. As maiores indústrias são as dos produtos da madeira e do papel, construção naval, indústria alimentar, refinação petrolífera, indústria de conservas de pescado e manufactura de produtos em metal. Um gigantesco porto situado a 40 km ao sul, é utilizado para a exportação do carvão e minérios para o Japão.
Vancouver é também um importante destino turístico. Para além das belezas naturais e da localização, os visitantes usufruem de belos jardins e do mundialmente famoso Stanley-Park, um dos mais de 180 parques municipais, e uma combinação de floresta natural e parques perto do centro da cidade.
KITIMAT
Na cidade, 60% do total da população são portugueses
É uma cidade industrial, com menos de 50 anos, cujo desenho foi planeado antes da sua construção.
A cidade de Kitimat conta com 11 000 habitantes. É internacionalmente conhecida pela sua produção de alumínio, papel, metanol e amoníaco e, actualmente, contribui com 11% para o PIB da British Columbia. O alumínio representa 1/3 dos principais metais da província e 1/3 da indústria petroquímica desenvolve-se em Kitimat.
O Vale de Kitimat, com uma população superior a 35 000, continua a atrair indústrias de valor acrescentado à escala mundial, serviços comerciais e retalhistas com perspectivas globais, muitos servindo mercados em todo o Mundo.
As vantagens estratégicas do Vale de Kitimat e do Corredor NW de Transportes e Comércio advêm da existência de um terminal Oeste do Canada no Porto de Kitimat. Quer o Vale, quer o Corredor são tidos como importantes tanto para a exportação como para a importação de bens. Actualmente, pessoas e bens de todo o Mundo chegam e partem de Kitimat através de ligações marítimas, aéreas, ferroviárias e viárias.
Três principais indústrias de Kitimat:
- Alcan’s Kitimat Works é a única fundição do Oeste canadiano. Esta fábrica representa 1/3 da exportação metálica da província
- Eurocan Pulp and Paper é a segunda maior produtora de papel da BC
- Methanex Corporation é a única fábrica petroquímica na BC e representa 1/3 da manufactura petroquímica da BC.
Em conjunto, estas três fábricas geram receitas de exportação superiores a 1 bilião de dólares.
A comunidade é constituída por uma excepcional população multi-cultural, possuindo um grande contingente de grupos, clubes e organizações (mais de 160). Kitimat começou como uma comunidade de imigrantes e mantém uma diversidade de culturas e modos de vida. Cerca de 15% dos residentes locais imigraram para o Canadá antes de 1961, outros 10% chegaram ao Canadá entre 1971 e 1991. As línguas faladas em casa vão desde o Árabe ao Vietnamita e Galês. Organizam uma Semana Multicultural que tem lugar, anualmente, em Fevereiro.
Outros dados acerca de Kitimat:
- Criada em 1953
- Tem uma área de 32 190 ha
- Temperatura média anual: 8.11ºC
- Dias de chuva: 198
- Dias com neve: 37