Ver Vídeo >
O Prémio de Jornalismo “COMUNIDADES” é uma iniciativa do Governo dos Açores, realizada pela Direção Regional das Comunidades.
Este Prémio, de âmbito internacional, incide sobre trabalhos publicados entre 1 de novembro de 2011 a 31 de agosto 2012, sendo o prazo de entrega até ao dia 9 de setembro de 2012.
O prémio de Jornalismo “Comunidades” tem como objetivos:
- Promover a cultura açoriana além fronteiras
- Contribuir para a integração das comunidades imigrantes na sociedade açoriana
- Divulgar as nossas comunidades
- Estreitar laços e contribuir para uma maior divulgação dos Açores;
- Promover a plena integração das comunidades emigrantes e imigrantes nas sociedades de - acolhimento;
- Favorecer a sã convivência entre povos e culturas, minando caminhos para a emergência de sentimentos e comportamentos racistas e/ou xenófobos.
Os prémios a concurso contemplam as seguintes categorias:
Açores Emigrante
Categoria destinada aos jornalistas residentes em Portugal nas áreas da imprensa (escrita e digital), da rádio, da televisão e do fotojornalismo com trabalhos que tenham sido publicados ou difundidos em órgãos de informação de Portugal, e que incidam sobre a temática da Emigração e Comunidades Açorianas, promovendo a integração dos emigrantes açorianos nas respetivas sociedades de acolhimento, bem como contribuindo para um maior conhecimento deste fenómeno.
Açores Imigrante
Categoria destinada aos jornalistas residentes em Portugal nas áreas da imprensa (escrita e digital), da rádio, da televisão e do fotojornalismo com trabalhos que tenham sido publicados ou difundidos em órgãos de informação de Portugal, e que incidam sobre a temática da Imigração e Comunidades Imigradas nos Açores, promovendo a integração dos imigrantes na Região Autónoma dos Açores, bem como contribuindo para um maior conhecimento deste fenómeno.
Comunidades Açorianas
Categoria destinada aos jornalistas das Comunidades Açorianas residentes na Bermuda, Brasil, Canadá, Estados Unidos da América, Havai e Uruguai nas áreas da imprensa (escrita e digital), da rádio, da televisão e do fotojornalismo com trabalhos que tenham sido publicados ou difundidos em órgãos de informação destes respetivos países, e que incidam sobre a temática da Emigração e Comunidades Açorianas, integração dos emigrantes açorianos nas respetivas sociedades de acolhimento, bem como, de âmbito geral, sobre a Região Autónoma dos Açores.
O vencedor de cada categoria receberá um prémio monetário no valor de 2 000 euros.
Texto escrito conforme o Acordo Ortográfico - convertido pelo Lince.
Consulte o Regulamento.