Prémio “Dona Djuta Ben David” - 2ª Edição
Jornalismo pela Integração dos Imigrantes Organização
O prémio “Dona Djuta – Jornalismo pela Integração dos Imigrantes” – é organizado pela Associação dos Imigrantes nos Açores em parceria com a Direcção Regional das Comunidades e conta com apoio do Alto Comissariado para a Imigração e Minorias Étnicas.
Justificação/Objectivos
Nas dinâmicas migratórias as sociedades de acolhimento tendem a desenvolver um conjunto de imagens e pré-noções sobre os imigrantes que, por serem na maioria das vezes negativas, dificultam o processo de integração com consequências nefastas para todos os actores envolvidos.
Actualmente, a construção desta imagem é fortemente determinada pela comunicação social, sendo que a implementação de qualquer política de integração deverá ser alicerçada, igualmente, numa imagem positiva das comunidades migrantes junto da sociedade de acolhimento.
A imigração para o arquipélago dos Açores é um fenómeno muito recente. Assim, e em face dos factores acima expostos, impõe-se, desde já, valorizar os aspectos positivos desta dinâmica contribuindo, desta forma, para a concretização das condições necessárias à integração das comunidades imigrantes na sociedade açoriana.
Na sequência da 1ª Edição do concurso, e por considerar a importância dos media na construção de atitudes e mentalidades positivas face ao fenómeno da imigração, que surge a II Edição do Prémio “Dona Djuta Ben David – Jornalismo pela Integração dos Imigrantes”, que visa estimular os profissionais da área a investigar e a divulgarem factos, histórias, enfim, vivências positivas de alguns milhares de imigrantes radicados nas ilhas açorianas.
Tudo na convicção de que estaremos a construir uma sociedade mais harmoniosa, onde as pequenas diferenças não sejam motivos de discriminação, mas sim de tolerância em nome da integração.