Decorreu na ilha de S. Miguel, na semana de 16 a 24 de Novembro a V Edição do Programa Saudades dos Açores, promovido pela Direcção regional das Comunidades em parceria com a SATA Express e a AZORES Express, através do qual se deslocaram dos EUA e Canadá, 15 emigrantes nascidos na Região Autónoma dos Açores, com idades entre os 60 anos e os 85 anos, os quais, na sua maioria, já não visitavam a sua terra há mais de três décadas devido a dificuldades de ordem económica.
Este programa teve como objectivo principal, proporcionar aos seus participantes o reencontro com familiares e amigos, bem como dar-lhes a conhecer os Açores da actualidade. Assim, houve 3 elementos que se deslocaram às suas ilhas de origem, designadamente, as Ilhas de S. Jorge e Terceira, a fim de se reunirem por alguns dias aos familiares nas mesmas residentes.
Durante uma semana, o grupo que permaneceu em S. Miguel, percorreu vários pontos da ilha, tendo manifestado maior interesse nas visitas realizadas aos concelhos da Lagoa, Nordeste e Ponta Delgada, na medida em que lhes foi permitido contactar com algumas realidades sociais e vivências das respectivas comunidades.
A visita ao concelho da Lagoa foi organizada pela Câmara Municipal, tendo o Vice presidente daquele município recebido e acompanhado o grupo durante o dia 21 em todos os percursos efectuados no referido concelho, desde a Cerâmica Vieira até aos Museus localizados na freguesia da Ribeira Chã.
Na visita ao Nordeste, o grupo para além da paragem obrigatória nos miradouros do Moinho da Achada e Ponta do Sossego, visitou a Fábrica de Chá da Gorreana e o Centro de tecelagem e bordados da Casa de Trabalho do Nordeste. Foi ainda recebido pela Santa Casa da Misericórdia, onde teve almoço oferecido e visita guiada às suas instalações, ficando assim a conhecer a situação vivenciada pela população idosa que se encontra em regime de internamento na referida instituição.
Em Ponta Delgada, a Casa do Povo da Fajã de Baixo, abriu também as suas portas ao grupo do Saudades dos Açores, presenteando-o com um almoço convívio partilhado com a comunidade.
A visita á Oficina Museu das Capelas foi outro ponto de grande significado para o grupo pelo contacto que permitiu ter com o “Açores” da época que marcou a sua partida para os países da nossa diáspora.
O Programa Saudades dos Açores, pela alegria e emoção que despertou nos seus participantes, por se depararem com uns Açores diferentes e pelo reencontro que tiveram com a família que já não viam há muito, cumpriu com os objectivos que lhe estão na origem.