A Presidência do Governo Regional dos Açores, através da Direcção Regional das Comunidades, promoveu de 14 a 22 de Julho, nas ilhas do Faial e Pico, o III Encontro de jovens luso descendentes das Comunidades, intitulado “Ser é Influenciar”.
Este Encontro, onde participaram 20 jovens, (8 dos EUA e 12 do Canadá), filhos de açorianos, teve por principal objectivo proporcionar a todos os participantes um conhecimento da realidade social, económica e cultural dos Açores de hoje.
O Turismo nos Açores, a Importância da Cidade da Horta no Desenvolvimento da Região, a Investigação Marinha nos Açores, com intervenção do DOP, Emigração/Baleação, A Sociedade Açoriana de Hoje, as Instituições Autonómicas Regionais, com visita à Assembleia Legislativa Regional, a Importância da Participação Cívica e Política nas nossas Comunidades, a Emigração e Imigração de e para os Açores e “Ser é Influenciar – Ser é Desenvolver-se”, foram os temas abordados durante esta iniciativa.
Os jovens tiveram ainda oportunidade de se deslocarem à ilha do Pico, onde visitaram os Museus dos Baleeiros e da Indústria Baleeira.
No Faial assistiram ao lançamento do livro “Florianópolis, a 10ª Ilha dos Açores – O Encontro das Origens” de Joel Pacheco e visitaram o Núcleo Museológico do Capelo e o Vulcão dos Capelinhos.
Este é o terceiro Encontro envolvendo jovens das Comunidades. Para participarem nesta iniciativa da DRC, os jovens candidataram-se no início de ano, sendo condições para a sua selecção, terem idades compreendidas entre os 21 e 30 anos, serem descendentes de açorianos, terem capacidade de comunicação em língua portuguesa, de preferência que estejam envolvidos em projectos culturais de iniciativa comunitária e que não tenham visitado os Açores há, pelo menos, 5 anos.