“Texturas do Imaginário Açoriano” foi uma iniciativa do Governo dos Açores, organizado pela Direcção Regional das Comunidades, realizado na ilha do Pico, de 02 a 09 de Agosto.
Destinado a jovens de ascendência açoriana, naturais ou residentes nos Estados Unidos da América e no Canadá, com idades compreendidas entre os 18 e os 25 anos, com capacidade de expressão escrita na língua portuguesa, este workshop teve por objectivo estimular a sua criatividade na produção escrita relacionada com memórias herdadas dos pais e avós.
Neste workshop, foi incentivada a produção de textos sob qualquer forma de expressão literária (poesia, conto, crónica, pequeno ensaio), que tenham os Açores como referência sociocultural. O evento contou com a presença de Manuel Urbano Bettencourt Machado, docente do Departamento de Línguas e Literaturas Modernas da Universidade dos Açores, que acompanhou os trabalhos dos participantes. Para além disso, teve lugar, nas ilhas do Pico, de São Jorge e do Faial, um leque variado de actividades, com vista a estimular a criatividade.