A Direcção Regional das Comunidades da Presidência do Governo, promoveu entre os dias 16 e 19 de Novembro de 2007, o projecto “Palavras, Sons e Movimento - O Uruguai nos Açores”. Esta iniciativa decorreu nas ilhas de Santa Maria, São Miguel, Pico e Faial.
“Palavras, Sons e Movimento - O Uruguai nos Açores” pretendeu dar continuidade ao trabalho desenvolvido em prol da diáspora e da divulgação dos laços históricos e culturais que unem os Açores ao Uruguai e teve como objectivos dar a conhecer à sociedade açoriana o trabalho desenvolvido no Uruguai a nível cultural e académico em áreas que vão desde a história, a música até à dança.
Do programa destacaram-se três conferências - “A Saga da Gente dos Açores na América do Sul” e “Os Descendentes daqueles Açorianos no Uruguai de Hoje”, a cargo das oradoras Raquel Domínguez de Minetti e Manuela Techera Cardozo, e “Os açoriano-descendentes que colonizaram o Sul do Rio Grande do Sul brasileiro e os territórios fronteiriços com o Uruguai” por Washington Batista.
A música e dança esteve a cargo da Associacion Civil Los Azoreños, do Uruguai que animou as noites com espectáculos de folclore uruguaio e tango.
Em Santa Maria as actividades decorreram, no dia 16 de Novembro, no Auditório de Nossa Senhora das Vitórias com o apoio da edilidade de Vila do Porto. Na ilha de São Miguel, as conferências e o espectáculo de dança tiveram lugar no Teatro Ribeiragrandense no dia 17, com o apoio daquela autarquia. Na ilha do Pico a iniciativa teve lugar no concelho das Lages do Pico, com o apoio da Sociedade Filarmónica Liberdade Lagense e da Câmara Municipal das Lajes e no dia 19 a iniciativa decorreu na ilha do Faial, com as conferências a terem lugar no Auditório da Escola Secundária Dr. Manuel de Arriaga e o espectáculo de dança no Centro Paroquial Padre José Correia da Rosa, na freguesia de Castelo Branco. Na ilha do Faial a organização contou com a colaboração da Escola Secundária Dr. Manuel de Arriaga, Junta de Freguesia de Castelo Branco e Câmara Municipal da Horta.
CONFERÊNCIAS:
"A Saga da Gente dos Açores na América do Sul"
Por Raquel Domínguez de Minetti e Manuela Techera Cardozo.
A saga dos açorianos em procura de terras para trabalhar e viver, na América do sul, do Maranhão (Brasil), às terras da Coroa Espanhola (Uruguai e Argentina).
Apresentação de nossas respectivas árvores genealógicas.
"Os Descendentes daqueles Açorianos no Uruguai de Hoje"
Por Manuela Techera Cardozo e Raquel Domínguez de Minetti.
Os descendentes de açorianos galgaram fronteiras e escreveram uma história de mestiçagem étnica.
O Uruguai de hoje, uma mistura de muitos povos: os símbolos, a produção, a educação, etc.
“Os açoriano-descendentes que colonizaram o Sul do Rio Grande do Sul brasileiro e os territórios fronteiriços com o Uruguai”
Por Washington Batista
A Bacia do Prata e a geopolítica – confronto de Portugal e Castela
O Rio Uruguai - Açorianos no Rio da Prata nos tempos da Restauração de 1640, O gado xucro e as charqueadas, Açorianos na Colónia do Sacramento,1680 - Rio Grande invadido por Ceballos, 55 casais açorianos fundam San Carlos 1773 - colonos açorianos lavradores tornados criadores de gado - ocupação das terras ao longo dos rios, as sesmarias - os açorianos e os casamentos clánicos - a lenta povoação do território pelos bisnetos dos imigrantes de 1750 mantendo sua língua e costumes - confronto com outras nacionalidades de imigrantes