A cidade de Montreal, Quebeque, Canadá, recebeu, de 24 a 27 de setembro, a XVIII Assembleia Geral do Conselho Mundial das Casas dos Açores (CMCA).
Esta Assembleia Geral, que em 2015 foi presidida pela Casa dos Açores do Quebeque, contou com a participação das Casas dos Açores do Rio de Janeiro, do Estado do Rio Grande do Sul, da Ilha de Santa Catarina e de São Paulo (Brasil), de Hilmar e de Nova Inglaterra (EUA), do Quebeque, do Ontário e de Winnipeg (Canadá), de Lisboa, do Porto e do Algarve (Portugal continental) e do Uruguai. A Associação Amigos da Casa dos Açores da Bermuda foi a entidade convidada, tendo participando na qualidade de observadora a fim de perceber os objetivos e âmbito de atuação das Casas dos Açores.
Criado a 13 de novembro de 1997, na cidade da Horta, ilha do Faial, o Conselho Mundial das Casas dos Açores tem como finalidade congregar as comunidades açorianas, dar a conhecer os Açores, os açorianos e a sua cultura, defender os interesses da Região, dos açorianos e dos seus descendentes, servindo de elo entre o arquipélago e os países ou regiões onde permanecem e afirmar a identidade cultural açoriana como parte integrante da nação portuguesa.
O programa da XVII Assembleia Geral do CMCA contou com uma conferência intitulada “Projetos de Apoio Social e Promoção da Qualidade de Vida da Comunidade Emigrante na Província do Quebeque”, na qual participaram as organizações comunitárias Missão de Santa Cruz e Centro de Ação Sócio-Comunitária de Montreal. A conferência “O Papel da Juventude na Construção do Futuro das Comunidades” foi outros dos destaques da assembleia, tendo resultado numa participação ativa dos jovens da comunidade de Montreal.
Durante o evento teve ainda lugar o lançamento do Portal do Conselho Mundial das Casas dos Açores, uma plataforma online que divulga os eventos e atividades, valências, história e dirigentes de todas as Casas dos Açores que compõem o CMCA.
As Medalhas de Mérito foram entregues a José António Morais (Distinção Individual), Caixa Portuguesa Des Jardins (Distinção Empresarial) e Jornal “A Voz de Portugal” (Distinção Comunicação Social). A atribuição da distinção “Produto Açoriano de Qualidade” foi feita ao peixe dos Açores, sendo a menção atribuída à Federação de Pescas dos Açores.
A Direção Regional das Comunidades participou na organização das atividades inerentes ao evento, apoiando o CMCA, com o objetivo de promover uma maior aproximação do Governo Regional às comunidades da diáspora, incentivando a união e compromisso entre os vários membros em prol da preservação da identidade açoriana.