principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE

XXI Assembleia-Geral do Conselho Mundial das Casas do Açores

 

A cidade de Gravataí, no estado do Rio Grande do Sul, recebeu, de 5 a 8 de dezembro, a XXI Assembleia-Geral do Conselho Mundial das Casas dos Açores (CMCA).

Durante os quatro dias desta reunião, as 14 Casas dos Açores que integram o conselho, provenientes do Brasil (Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul e Santa Catarina), Bermuda, Canadá (Ontário, Quebeque e Winnipeg), Estados Unidos da América (Nova Inglaterra e Hilmar), Portugal continental (Norte, Lisboa e Algarve) e Uruguai,  participaram nas várias sessões de trabalho onde foi feito um balanço das atividades que desenvolveram e foram analisados os principais problemas e desafios que se colocam atualmente à Diáspora açoriana.

Sob a presidência da Casa dos Açores do Rio Grande do Sul, a assembleia-geral do CMCA, contou também no seu programa com a conferência sobre o panorama contextual da formação do Rio Grande do Sul e a presença açoriana. Os representantes das Casas dos Açores tiveram ainda a oportunidade de visitar o Centro Histórico de Santo António da Patrulha, entre outros locais de referência.

No último dia dos trabalhos, nos quais participou também o Secretário Regional da Presidência para as Relações Externa, Rui Bettencourt, tiveram lugar as cerimónias de atribuição das medalhas de mérito às personalidades Paixão Côrtes (a título póstumo) e Régis Gomes, e ao Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do, assim como a distinção da Viola da Terra da Ilha Terceira como o “Produto Açoriano de Qualidade” 2018.

Na XXI Assembleia Geral do CMCA marcaram ainda presença, a convite do Governo dos Açores, representantes dos partidos políticos com assento na Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores.

Criado a 13 de novembro de 1997, na cidade da Horta, o CMCA tem como propósitos congregar as comunidades açorianas; dar a conhecer os Açores, os açorianos e a sua cultura às populações das respetivas áreas de influência, defender os interesses dos Açores, dos açorianos e seus descendentes, servindo de elo entre a Região Autónoma e os países ou regiões onde estes permaneçam, e afirmar a identidade cultural açoriana como parte integrante da nação portuguesa.

 
 
 
 


<< voltar
Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 


 
 




 

 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal