principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

 

Vila do Porto , 14 de Dezembro de 2018

Regiões atlânticas devem continuar a cooperar de forma “sustentada e articulada”, afirma Diretora Regional dos Assuntos Europeus

A Diretora Regional dos Assuntos Europeus defendeu hoje, em Santa Maria, a importância de “continuar a trabalhar conjuntamente, de forma sustentada e articulada, em parceria e complementaridade”, a cooperação entre as regiões atlânticas de Portugal e de Espanha.

 

Célia Azevedo, que falava na mesa redonda ‘Insularidade, Identidade e Desenvolvimento: Os Açores e a geoestratégia do Atlântico. Da construção da modernidade à Europa do Século XXI’, no âmbito do II Seminário Internacional ‘Portugal, Espanha e o Atlântico’, sublinhou que essa cooperação é “uma escolha partilhada e impulsionada” pelos Açores, Madeira e Canárias.

 

Na sua intervenção, a Diretora Regional identificou três momentos que marcam esta cooperação, considerando que assenta, largamente, numa “dimensão marítima” que merece ser aprofundada.

 

Célia Azevedo recordou o “momento do reconhecimento” da importância do diálogo inter-regional para a aproximação dos Açores, da Madeira e das Canárias ao projeto europeu, nomeadamente no âmbito da Conferência das Regiões Periféricas Marítimas, em cujos trabalhos participam desde 1979, bem antes da adesão de Portugal e de Espanha à Comunidade Europeia.

 

A este momento, seguiram-se os programas de iniciativa comunitária de cooperação territorial, que permitiram “um novo impulso ao relacionamento destas regiões” através dos programas REGIS e INTERREG, e, mais recentemente, o alargamento desta cooperação para além do espaço europeu, a Cabo Verde, Senegal e Mauritânia.

 

Para o futuro, a Diretora Regional, referindo-se às propostas em discussão para o Quadro Financeiro 2021-2027, salientou que está a ser equacionada “uma nova componente”, para além da cooperação transfronteiras, transnacional e inter-regional, que é a “cooperação das Regiões Ultraperiféricas”, permitindo que estas regiões cooperem entre si e com os países e territórios vizinhos, de uma forma mais eficaz e simples, para facilitar a integração regional.

 

“A evolução dos modos de cooperação entre os Açores, a Madeira e as Canárias, é reforçada por diversas iniciativas entre os três arquipélagos” afirmou Célia Azevedo, frisando que as “estreitas relações institucionais” são concretizadas em memorandos de entendimento, estabelecimento e implementação de protocolos, desenvolvimento de projetos e na defesa conjunta de interesses comuns, muitas vezes no quadro, geograficamente mais amplo, das Regiões Ultraperiféricas.

 

A Diretora Regional recordou ainda alguns passos no posicionamento da ilha de Santa Maria, e dos Açores, no quadro da política espacial europeia, como a instalação da estação Galileo, da Rede Atlântica de Estações Geodinâmicas e Espaciais (RAEGE), em cujas instalações decorreu esta mesa redonda, ou a Estação de Rastreamento de Satélites da Agência Espacial Europeia (ESA), referindo serviços e projetos ali desenvolvidos, e falando também de projetos em desenvolvimento, como é caso do EUMETSAT, ligado à Agência Europeia de Meteorologia por Satélite.

 

Célia Azevedo salientou a existência de um “equilíbrio” para um desenvolvimento e um crescimento “sustentável, coeso, feito com e para as pessoas” e a “implantação de infraestruturas catalisadoras de desenvolvimento científico e tecnológico e bases sólidas que reforçam a centralidade deste arquipélago no Atlântico”.


GaCS/SN
 
 
 
  Imagens Adicionais:
  18.4168.jpg
   
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Últimas Notícias

Intervenção da Secretária Regional da Saúde

Agenda do Governo Regional dos Açores para 30 de setembro e 1 de outubro

Governo dos Açores desenvolve Campanha de Promoção de Eficiência Energética dedicada às escolas

Turismo na ilha Terceira aumentou 35% nos últimos três anos

Governo dos Açores lança novo concurso público para modernização do Entreposto Frigorífico das Lajes das Flores no valor de 610 mil euros

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 


 
 




 

 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal