principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Ver Em: entidades  temas
 

Presidência do Governo
Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
Secretaria Regional da Solidariedade Social
Secretaria Regional da Educação e Cultura
Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
Secretaria Regional da Saúde
Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

 
Comunicação Social
      

Receba as notícias do Governo dos Açores por RSS - clique aqui 

 

Horta , 29 de Novembro de 2018

Rui Bettencourt defende trabalho de reforço e afirmação dos Açores na Europa e no Mundo

O Secretário Regional Adjunto da Presidência para as Relações Externas afirmou hoje, na Assembleia Legislativa, na Horta, que em 2019 será reforçada a influência nas questões europeias, alargada a intervenção na cooperação externa e reforçado o envolvimento da Diáspora no projeto açoriano.

 

Rui Bettencourt, que falava no debate das propostas de Plano e Orçamento para 2019, sublinhou que esse trabalho será desenvolvido “numa lógica de autonomia de afirmação, de ousadia nas ideias e de firmeza na atuação”.

 

Na sua intervenção e referindo-se às questões europeias, o titular da pasta das Relações Externas frisou a exigência de “clarividência, consensos e firmeza” a todos, numa altura em que no mundo e na União Europeia, em particular, abundam as divisões e as incertezas.

 

“Eis que assistimos a um caminho de consenso, de clareza, de vigilância e de firmeza, o que nos diferencia, nos legitima e nos reforça nas nossas relações externas, em particular na preparação do Quadro Financeiro Plurianual para 2021-2027”, disse ainda o governante, destacando o trabalho que tem sido desenvolvido pelo Governo dos Açores.

 

O Secretário Regional recordou a caminhada de preparação do futuro Quadro Financeiro, “que tão importante é para os Açores”, e os seus três momentos, de auscultação, de discussão e de afirmação, quer na Região, quer junto das instituições e órgãos da União Europeia.

 

Para Rui Bettencourt, este terceiro momento é de “afirmação e de procura de alianças”, que irão privilegiar em 2019, de ação junto do Parlamento Europeu e do Conselho, “reforçando a explicitação da posição açoriana junto de Eurodeputados e de Estados Membros”.

 

Relativamente à Macaronésia, e com os Açores a presidirem à Conferência dos Governos da Macaronésia, o governante adiantou que em 2019 se realizarão nos Açores os Jogos da Macaronésia, reunindo jovens dos quatro arquipélagos, “concretizando, pela juventude e pelo desporto, a aproximação efetiva dos Açores, das Canárias, de Cabo Verde e da Madeira”.

 

Ainda em relação à Macaronésia, o Secretário Regional disse que, no próximo ano, se verificarão “fortes avanços na estruturação deste formidável espaço de mais de três milhões de habitantes”, referindo os projetos que estão a ser desenvolvidos na ciência, no mar, no espaço e no ambiente, implicando mais de 30 milhões de euros.

 

Por outro lado, referiu que se encontram a trabalhar em conjunto sobre os transportes, o comércio, a potenciação das complementaridades económicas, culturais e sociais e a estruturação política deste espaço.

 

No que diz respeito à Diáspora, Rui Bettencourt considerou que 2019 será “um ano de reforço da valorização da Diáspora Açoriana” e de desencadeamento de várias ações consertadas “para uma ainda maior tomada de consciência da força dos Açores no Mundo”, através de "Açorianos de 1.ª, 2.ª ou 5.ª geração do Brasil, Estados Unidos, Canadá, Bermuda, Uruguai ou qualquer parte do Mundo".

 

“Em 2019 continuaremos a trabalhar com as Casas dos Açores e com mais de 1.000 organizações não governamentais no mundo para que se reforcem pontes entre os Açores e a Diáspora, em particular com os jovens”, adiantou o titular da pasta das Relações Externas.

 

Por outro lado, o Secretário Regional disse que se pretende reforçar a capacidade de acolher e informar os Açorianos que, em situação de reforma ou outras, desejam regressar aos Açores.

 

Rui Bettencourt salientou ainda o facto de os serviços de atendimento ao público da Direção Regional das Comunidades terem acolhido mais de 5.000 atendimentos de ex-emigrantes e o facto de residirem nos Açores 3.471 estrangeiros de 89 nacionalidades, números que “mostram muito bem a atratividade da Região”.


GaCS/SN
 
 
 
  Imagens Adicionais:
  18.4051.jpg 18.4052.jpg
   
   Folha de Impressão   Enviar Enviar Notícia   GaCS Site do GaCS   Órgãos de Comunicação Social Órgãos de Comunicação Social   rss  
     

Informação Relacionada:

Intervenção do Secretário Regional Adjunto da Presidência para as Relações Externas 

Últimas Notícias

Intervenção da Secretária Regional da Saúde

Agenda do Governo Regional dos Açores para 30 de setembro e 1 de outubro

Governo dos Açores desenvolve Campanha de Promoção de Eficiência Energética dedicada às escolas

Turismo na ilha Terceira aumentou 35% nos últimos três anos

Governo dos Açores lança novo concurso público para modernização do Entreposto Frigorífico das Lajes das Flores no valor de 610 mil euros

Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 


 
 




 

 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal