O Governo dos Açores levou a efeito, em Bruxelas, na sede do Comité das Regiões, uma conferência sobre “A situação macroeconómica da ultraperiferia europeia”, como forma de contribuir para a divulgação das problemáticas específicas das Regiões Ultraperiféricas (RUP) da Europa.
A iniciativa surgiu na sequência duma tomada de posição da Comissão Europeia no sentido de que falta visibilidade e conhecimento da realidade das várias regiões nesta área, manifestando a necessidade de se aprofundar esta matéria a nível científico.
Além de pretender proporcionar uma reflexão acerca da conjuntura económica das ultraperiferias, a iniciativa visou proceder a uma abordagem ao processo de crescimento e desenvolvimento das sete RUP (Açores, Madeira, Canárias, Ilha da Reunião, Guiana Francesa, Martinica e Guadalupe), bem como às suas perspectivas futuras.
Na conferência foram apresentados, também, os resultados finais do Projecto MACRORUP, desenvolvido pelo executivo açoriano através da Direcção Regional dos Assuntos Europeus e Cooperação Externa, no âmbito do OQR RUP-PLUS, apresentado pelas sete Regiões Ultraperiféricas da Europa e integrado no Programa da Iniciativa Comunitária INTERREG III-C Zona Sul.
PResente na conferência estiveram especialistas da London School of Economics e das universidades de Bolonha (Itália), Durham (Reino Unido), Nova de Lisboa e Berkeley (Califórnia, Estados Unidos).
NOTAS INFORMATIVAS GACS
Governo Regional organiza conferência sobre “A situação macroeconómica da ultraperiferia europeia” em Bruxelas
“A situação macroeconómica da ultraperiferia europeia” em debate em Bruxelas por iniciativa do Governo
Desenvolvimento das Regiões Ultraperiféricas passa pela dimensão do mercado