A Conferência das Regiões Periféricas e Marítimas da Europa (CRPM), organização de cooperação inter-regional, reuniu a sua Assembleia Geral, nos Açores, de 2 a 4 de novembro, a convite do Presidente do Governo, Vasco Cordeiro.
A 44.ª reunião magna da CRPM, instituição presidida por Vasco Cordeiro desde 2014 e que conta com cerca de 160 regiões-membros, decorreu em Ponta Delgada, com a participação de mais de 200 delegados, incluindo mais de duas dezenas de Presidentes de Regiões Europeias, cerca de meia centena de políticos eleitos, em representação dos membros da CRPM, deputados ao Parlamento Europeu e altos funcionários da Comissão Europeia.
A agenda dos trabalhos incluiu debates sobre o futuro da Política de Coesão da União Europeia, da Política Marítima Integrada, da Política de Transportes e Acessibilidades e a situação das Migrações, bem como um painel sobre o Futuro do Projeto da União Europeia.
O Presidente do Governo dos Açores foi reeleito, por unanimidade, Presidente da CRPM, para o mandato 2016-2018, eleição que decorreu durante a reunião do Bureau Político da CRPM - órgão de direção política que reúne um representante por Estado - no âmbito da 44.ª Assembleia Geral.
NOTAS INFORMATIVAS GACS
Regiões Periféricas e Marítimas da Europa reúnem-se nos Açores a convite de Vasco Cordeiro
Sucesso do projeto europeu depende de uma verdadeira Europa das Regiões, defende Vasco Cordeiro
Vasco Cordeiro reeleito Presidente da Conferência das Regiões Periféricas Marítimas da Europa
Vasco Cordeiro afirma que a União Europeia não pode voltar as costas aos europeus que vivem nas regiões