Os Clubes Europeus são centros dinamizadores de atividades no domínio da Dimensão Europeia da Educação que podem ser criados em estabelecimentos de educação Pré-escolar e do ensino básico e secundário ou profissional, adaptados ao contexto do Agrupamento de Escolas/Escola e da comunidade onde se inserem.
Os Clubes Europeus têm por objetivo:
- Criar entre os seus membros um verdadeiro espírito europeu de cidadania ativa e transmiti-lo aos outros membros da comunidade em que estão inseridos;
- Promover, com o recurso a parcerias, ações de dinamização tendentes a uma melhor informação sobre a Europa, as Instituições Europeias. os Estados Membros da União Europeia e do Conselho da Europa, o património cultural e natural da Europa, os problemas com que se defronta a Europa contemporânea, os objetivos da integração europeia e a Declaração Universal dos Direitos Humanos.
- Contribuir para a compreensão do pluralismo europeu, nas suas semelhanças e nas suas diferenças;
- Contribuir para a compreensão e tolerância reciprocas;
- Contribuir para a tomada de consciência relativamente à interdependência europeia e mundial, e à necessidade de cooperação;
- Contribuir para a criação do sentido de responsabilidade no que respeita à paz, aos direitos do homem e à defesa e conservação do ambiente e do património cultural.
Para ser reconhecido institucionalmente, o Clube Europeu tem de estar inscrito na Base de Dados da DGE, passando assim a integrar a Rede Nacional de Clubes Europeus(RNCE).
As novas inscrições ou atualizaçãoes dos dados de clubes inscritos no ano letivo anterior deverão ser efetuadas através da plataforma http://area.dge.mec.pt/bdce, que anualmente fica disponível de 1 a 31 de outubro, não sendo possível fazê-lo noutra altura do ano.
No caso de revalidação de inscrição, deve ser dada especial atenção à atualização dos dados referentes ao coordenador, morada, mails e telefone.
Ao criar um Clube Europeu deve ter em conta as Linhas Orientadoras para o Funcionamento dos Clubes Europeus.
Os Clubes Europeus remontam a 1986, quando esta iniciativa surgiu na sequência da experiência de pertença de Portugal ao Conselho da Europa e da adesão à então Comunidade Europeia.
Esta iniciativa alcançou uma projeção significativa no continente europeu, tendo Portugal desempenhado a função de Coordenação da Rede Internacional de Clubes Europeus até 2007. A Coordenação da Rede Nacional de Clubes Europeus é da responsabilidade da Direção-Geral da Educação (DGE)/Ministério da Educação e Ciência.
Mais informações sobre os Clubes Europeus:
http://dge.mec.pt/clubes-europeus
https://www.facebook.com/rede.europeus