SIADAPRA - Sistema Integrado de Avaliação do Desempenho da Administração Pública Regional dos Açores
Direção de Serviços dos Assuntos Europeus e Cooperação Externa do Secretário Regional Adjunto da Presidência para as Relações Externas
De acordo com o Decreto Legislativo Regional N.º 41-2008-A, de 27 de Agosto, alterado e republicado pelos Decreto Legislativo Regional N.º 33-2010-A, de 18 de Novembro e Decreto Legislativo Regional n.º 26/2015/A de 23 de Dezembro, o Sistema Integrado de Gestão e Avaliação do Desempenho na Administração Pública Regional dos Açores (SIADAPRA) integra, entre outros, o subsistema de Avaliação do Desempenho dos Serviços da Administração Pública (SIADAPRA 1).
A avaliação de desempenho de cada serviço assenta num Quadro de Avaliação e Responsabilização (QUAR), sujeito a avaliação permanente e atualizado a partir dos sistemas de informação do serviço.
A Direção de Serviços dos Assuntos Europeus e Cooperação Externa do Secretário Regional Adjunto da Presidência para as Relações Externas publicam nesta página os processos SIADAPRA que lhes competem, organizados por ano de execução:
QUAR 2017
QUAR 2016 - Execução
QUAR 2016
QUAR 2015 - Execução
QUAR 2015
QUAR 2014- Execução
QUAR 2014
QUAR 2013 - Execução
QUAR 2013
QUAR 2012 - Execução
QUAR 2012
O QUAR (Quadro de Avaliação e Responsabilização) é um instrumento de apoio à gestão, concebido para analisar e avaliar o desempenho dos organismos e serviços equiparados.
É um quadro referencial sobre a razão de ser e de existência dos organismos (missão), dos seus propósitos de ação (objetivos estratégicos), da aferição da sua concretização e da explicitação sumária dos desvios apurados no fim do ciclo de gestão.
O QUAR de cada serviço evidencia os seguintes aspetos:
1. A missão do serviço;
2. A visão
3. Os objetivos estratégicos plurianuais determinados superiormente;
4. Os objetivos anualmente fixados e, em regra, hierarquizados;
5. Os indicadores de desempenho e respetivas fontes de verificação;
6. Os meios disponíveis, sinteticamente referidos;
7. O grau de realização de resultados obtidos na prossecução de objetivos;
8. A identificação dos desvios e, sinteticamente, as respetivas causas.
9. A avaliação final do desempenho do serviço.