No âmbito do Programa Regional de apelo à cidadania e participação nas eleições para o Parlamento Europeu, o Governo dos Açores realizou na Região uma série de iniciativas, promovendo assim o arquipélago como uma região consciente, interessada e participativa nos assuntos da União Europeia.
Durante o mês de Março tiveram lugar trinta sessões de esclarecimento em todas as ilhas do arquipélago, destinadas aos jovens de todas as escolas secundárias, em particular, e à sociedade civil açoriana, em geral.
Estas sessões promovidas pelo Gabinete do Subsecretário Regional dos Assuntos Europeus e Cooperação Externa e Direcção Regional da Juventude, em colaboração com o Centro de Informação Europeia Jacques Delors, pretenderam sensibilizar a população açoriana para a cidadania, em geral, e importância da participação cívica, muito em particular, nas eleições para o Parlamento Europeu, com especial destaque para os jovens que, neste ano, exercem pela primeira vez o seu direito de voto.
Na semana de 14 a 20 de Abril esteve patente ao público, no Teatro Micaelense, a exposição “Portugal Europeu: Meio Século de História”, inserida num road-show nacional sobre as eleições para o Parlamento Europeu e promovida pelas representações em Portugal do Parlamento Europeu e da Comissão Europeia.
A exposição “Portugal Europeu: Meio Século de História” é uma exposição de base fotográfica, que reúne uma série de imagens de documentos, fotografias de época, citações, referências e marcos históricos da história diplomática portuguesa contemporânea, com especial incidência nas relações entre Portugal e o processo de integração europeia, e que se divide em quatro períodos marcantes, com início no pós II Guerra Mundial
Durante esta semana, também esteve instalada uma 'choice box' junto à Igreja Matriz de Ponta Delgada, onde os cidadãos tiveram oportunidade de deixar as suas sugestões e opiniões sobre a UE e as suas políticas.
No centro histórico de Ponta Delgada houve animação de rua e a distribuição de material informativo sobre a União Europeia e eleições para o Parlamento Europeu.
A participação dos cidadãos açorianos nestas iniciativas traduziu-se em números significativos, com quase um milhar de pessoas a participarem nas sessões de esclarecimento, cerca de setecentas a visitarem a exposição e cerca de oito dezenas a deixarem as suas opiniões na caixa de sugestões.
NOTAS INFORMATIVAS GACS
Campanha sobre eleições europeias arrancou em Santa Maria
Sessões de Esclarecimento “Cidadania Europeia: Conheça os seus Direitos”
Jovens devem dar exemplo da participação cívica
Portugal Europeu em exposição no Teatro Micaelense