A Direção Regional do Ambiente registou até hoje 1.500 chamadas através da linha SOS Ambiente, o que evidencia a crescente participação dos açorianos nas questões relacionadas com o património ambiental dos Açores.
O maior número de participações refere-se a questões associadas à avifauna e ao abandono de resíduos.
A linha destina-se à participação de ocorrências nos domínios da qualidade ambiental, gestão de resíduos, conservação da natureza, ordenamento do território e recursos hídricos, designadamente quando possam estar em causa violações da legislação ambiental e dos instrumentos de ordenamento do território ou riscos para as pessoas, animais, natureza e património.
Este é um serviço de atendimento telefónico permanente, disponível 24 horas por dia e durante todo o ano, sem custos para o utilizador, constituindo uma forma simples, e de acesso generalizado, para a denúncia de ocorrências de cariz ambiental e um importante contributo para a promoção de uma cidadania ambiental cada vez mais ativa.
Esta ferramenta passou a ser a linha de contacto, também, no âmbito da campanha SOS Cagarro.
A operacionalização da Linha SOS Ambiente é efetuada no âmbito de um protocolo com a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Madalena, tendo entrado em funcionamento a 1 de janeiro de 2018.
A linha SOS Ambiente é um complemento ao serviço online “Na Minha Ilha”, plataforma que está disponível também numa aplicação para equipamentos móveis com os sistemas iOS e Android.
Todas as participações efetuadas através da Linha SOS Ambiente ou do serviço Na Minha Ilha são registadas no Portal Na Minha Ilha, o qual permite a consulta e o acompanhamento online do estado das ocorrências reportadas.