Cofinanciado por:
DESIGNAÇÃO DA CANDIDATURA: Alertas para Movimentos de Vertentes
CÓDIGO DA CANDIDATURA: ACORES-05-1708-FEDER-000010
OBJETIVO PRINCIPAL: Promover a Adaptação às Alterações Climáticas e a Prevenção e Gestão de Riscos
ENTIDADE BENEFICIÁRIA: SREAT - Direção Regional do Ambiente
CUSTO TOTAL ELEGÍVEL: 321.012,49€
APOIO FINANCEIRO DA UNIÃO EUROPEIA: 272.860,62€
DESCRIÇÃO: Nos Açores são conhecidas inúmeras situações de risco para pessoas e bens em virtude do padrão de ocupação do território que se verifica nas ilhas dos Açores conjugado com a geologia em presença, o que resulta numa ocupação humana em áreas de elevada sensibilidade e fragilidade.
O desenvolvimento e a implementação de alertas para movimentos em vertentes cujo acompanhamento é imprescindível devido ao elevado risco conhecido para pessoas e bens.
Considerando a importância emergente da continuação de emissão de alertas em zonas instáveis devidamente já localizadas, esta candidatura visa continuar e desenvolver os sistemas de alerta instalados na RAA com vista ao apoio da tomada de decisão para o planeamento de emergência e proteção civil.
RESULTADOS: Aumento da capacitação dos responsáveis públicos em matéria de prevenção, detenção e combate dos efeitos das alterações climáticas. Melhoria dos sistemas de monitorização e prevenção destinados a apoiar os esforços conducentes a uma maior resistência às alterações climáticas e reforço da sensibilização, comunicação, cooperação e divulgação em matéria de adaptação às alterações climáticas.
FOTOGRAFIAS:
Acompanhamento da Rede Hidrometeorológica da DRA
Informação de alertas para Movimentos de Vertente
Monitorização de Movimentos de Vertente e Caraterização de Solos na Maia, Praia Formosa e Panasco (ilha de Santa Maria)
Investigação e Desenvolvimento do Sistema de Monitorização, Alerta e Alarme para a Segurança dos Visitantes da Furna do Enxofre (ilha Graciosa)