Cofinanciado por:
DESIGNAÇÃO DA CANDIDATURA: Correção Hidrológica da Ribeira da Calheta, São Mateus, Madalena, Pico
CÓDIGO DA CANDIDATURA: ACORES-05-1810-FEDER-000023
OBJETIVO PRINCIPAL: Aumentar a Capacidade de Resiliência a Situações de Catástrofes
ENTIDADE BENEFICIÁRIA: SREAT - Direção Regional do Ambiente
CUSTO TOTAL ELEGÍVEL: 330.164,00€
APOIO FINANCEIRO DA UNIÃO EUROPEIA: 280.639,40€
DESCRIÇÃO: A candidatura abrange as obras a executar na ribeira da Calheta tendo em vista o aumento da secção de vazão de três passagens hidráulicas.
A intervenção a executar torna-se necessária devido aos efeitos do mau tempo que assolou aquele local fazendo com que duas passagens hidráulicas colmatassem havendo galgamento da estrada e a abertura de uma vala de erosão num terreno próximo, queda de uma terceira passagem hidráulica e abertura de vala de erosão num outro terreno.
A situação que se verificou na Ribeira da Calheta deveu-se ao galgamento das margens pelo leito em dois momentos diferentes.
Revela-se, assim, necessário realizar intervenções no intuito de se prevenir e minimizar os efeitos associados aos fenómenos hidrológicos extremos, providenciando-se pela segurança das populações que estão a jusante e prevenindo-se eventuais danos materiais e humanos no aglomerado urbano de São Mateus, concelho da Madalena, ilha do Pico.
RESULTADOS: Diminuição dos efeitos decorrentes das alterações climáticas e melhor capacidade de resposta às intempéries e outros fenómenos que assolam a Região.