Cofinanciado por:
DESIGNAÇÃO DA CANDIDATURA: Casa dos Vulcões
CÓDIGO DA CANDIDATURA: ACORES-06-2114-FEDER-000005
OBJETIVO PRINCIPAL: Promover o património natural e cultural, com especial interesse na consolidação da imagem da Região
ENTIDADE BENEFICIÁRIA: SREAT - Direção Regional do Ambiente
CUSTO TOTAL ELEGÍVEL: 1.669.462,92€
APOIO FINANCEIRO DA UNIÃO EUROPEIA: 1.419.043,48€
DESCRIÇÃO: A Casa dos Vulcões surge em pleno núcleo da Paisagem Protegida da Cultura da Vinha da Ilha do Pico, estando o edifício instalado no património edificado do Lajido de Santa Luzia. Constitui o ponto de partida para o conhecimento dos vulcões dos Açores e uma importante ferramenta de divulgação do património natural Açoriano, com destaque para a geodiversidade.
Através de ferramentas de vanguarda, neste espaço é possível experimentar a sensação de um sismo e viajar até ao centro da Terra.
Enquadrada pela Montanha do Pico, simultaneamente o mais jovem e o maior vulcão poligenético dos Açores, a Casa dos Vulcões proporciona uma autêntica viagem ao centro da Terra em que o visitante descobre a energia interna do planeta através de sensações únicas, com recurso a um simulador sísmico e a um domo interativo. O conhecimento é apresentado em módulos distintos que permitem explorar temáticas que vão desde a formação do Universo aos micro-relevos presentes nas paisagens Açorianas.
RESULTADOS: Maior amplitude à estratégia de prestigiar e qualificar os fatores distintivos regionais, aproveitando e majorando as suas características singulares, de modo a que a imagem que turistas e visitantes, nacionais e estrangeiros, associem ao Arquipélago e à sua beleza, riqueza e diversidade natural e cultural saia reforçada, enquanto território de excelência para a visitação e estada.
Casa dos Vulcões