Cofinanciado por:
DESIGNAÇÃO DA CANDIDATURA: Intervenção de Contenção e Prevenção dos Riscos e Ameaças Sobre Áreas Sensíveis, Valores Naturais e Ecossistemas na Fajã do Santo Cristo
CÓDIGO DA CANDIDATURA: ACORES-06-2215-FEDER-000009
OBJETIVO PRINCIPAL: Promover o Conhecimento e a Valorização da Biodiversidade e dos Ecossistemas
ENTIDADE BENEFICIÁRIA: SREAT - Direção Regional do Ambiente
CUSTO TOTAL ELEGÍVEL: 464.914,09€
APOIO FINANCEIRO DA UNIÃO EUROPEIA: 395.176,98€
DESCRIÇÃO: Para a execução financeira da candidatura foi constituído um apoio financeiro à Câmara Municipal da Calheta através do contrato ARAAL n.º11/2016, de 27 de setembro, no âmbito do projeto da instalação de uma zona de apoio, acolhimento e descanso para os visitantes que percorrem os trilhos e acedem àquela fajã, integrada no Parque Natural de São Jorge e na Reserva da Biosfera das Fajãs de São Jorge.
Na gestão da Área Ecológica e Reserva Natural da Lagoa do Santo Cristo na ilha de São Jorge são de realçar os valores da conservação da natureza e da proteção da biodiversidade, com vista à proteção e valorização do património paisagístico da Região Autónoma dos Açores.
Esta candidatura constituirá um importante elemento de recuperação e valorização ambiental da Fajã do Santo Cristo, classificada como Sítio de Importância Comunitária e Sítio RAMSAR.
A recente classificação por parte da UNESCO das Fajãs de São Jorge como Reserva da Biosfera, território que passa a integrar a Rede Mundial constitui, assim, uma oportunidade de afirmação à escala global, acrescentando valor aos produtos e serviços gerados na ilha de São Jorge.
A crescente procura das áreas protegidas enquanto espaços privilegiados de atividades e de lazer representa novas ameaças ambientais e ao mesmo tempo acrescenta responsabilidade aos poderes públicos e aos cidadãos em geral na gestão sustentável dos recursos naturais em presença.
As Reservas da Biosfera são zonas dos ecossistemas terrestres, costeiros e marinhos reconhecidos internacionalmente e concebidas para responder ao desafio de conciliar a conservação da natureza com a procura de um desenvolvimento económico e social e a manutenção dos valores culturais associados.
Pretende-se com o presente projeto candidatar ao PO Açores 2020 a Requalificação e instalação de uma zona de apoio, acolhimento e descanso dos visitantes na Fajã do Santo Cristo de forma a organizar e coordenar a visitação desta área cujo comportamento humano tem lesado fortemente os habitats.
RESULTADOS: Intensificação da conservação e monitorização do património natural marinho e terrestre e, por outro lado, promoção do combate integrado às invasões biológicas que representam uma das maiores ameaças para o estado de conservação dos habitats das espécies de flora e fauna regional.