principal
Presidente
Governo Regional
Espaço Cidadão
Espaço Empresas
Sobre os Açores
  notícias Legislação Agenda fotos Contactos Mapa do Portal Ajuda
English VersionCHANGE LANGUAGE
Campanha SOS Cagarro
 

A Secretaria Regional do Ambiente e do Mar desenvolve anualmente, nos meses de Outubro e Novembro, a Campanha visando essencialmente alertar a população açoriana para a necessidade de preservação desta espécie protegida que nidifica nos Açores.  

A Campanha decorre nos Açores desde 1995, e tem como principal objectivo envolver as pessoas e entidades no salvamento dos cagarros juvenis encontrados junto às estradas e na sua proximidade.  Alguns dos Cagarros juvenis salvos nos Açores há mais de 7 anos já regressaram ao nosso arquipélago para acasalar e ter as suas crias.

Visando a sensibilização para os cuidados mais adequados a ter em situações de encadeamento e atropelamento nas estradas de cagarros jovens esta Secretaria desenvolve várias actividades de sensibilização ambiental juntos das escolas desta Região, acções estas a cargo da Rede Regional das Ecotecas. 

Os Serviços de Ambiente realizam sessões de esclarecimento formais e/ou contactos informais junto de potenciais parceiros (entidades governamentais e não governamentais) nas 9 ilhas.

Nestas sessões/acções são fornecidas informações relativas aos procedimentos correctos de salvamento (através do fornecimento do Folheto “Guia de conduta….”), solicitando-se a estes parceiros que sejam também eles veículos de informação divulgando esses mesmos procedimentos junto da população em geral.

 

Porque é tão importante participar na conservação dos Cagarros dos Açores?

São várias as ameaças à conservação desta espécie:

   - a destruição do habitat de nidificação, através da introdução de plantas e animais exóticos, do crescimento urbano e da rede de estradas litorais;

   - a captura e morte de adultos e crias para obtenção de isco, para alimentação ou por vandalismo;

   - a elevada mortalidade, na época do Outono, associada ao atropelamento e colisão de cagarros juvenis em estradas e localidades.

Apesar dos Açores possuírem a maior população mundial da subespécie Calonectris diomedea borealis, a população europeia de cagarros encontra-se em estado de conservação desfavorável e tem vindo a decrescer nas últimas décadas.

 

Porque é tão importante a conservação das aves marinhas dos Açores?

As aves marinhas são provavelmente o grupo de organismos marinhos mais bem estudado, encontrando-se numa posição privilegiada para serem utilizadas como indicadoras do estado de qualidade do meio marinho.

Durante milénios o homem utilizou as aves no mar para localizar cardumes de peixe e mamíferos marinhos e os pescadores de atum nos Açores ainda o fazem, de Maio a Outubro, procurando os cagarros em mar aberto.

As ilhas oceânicas afastadas das fontes poluentes, como os Açores, têm-se revelado o local adequado para determinar as tendências globais da contaminação das cadeias alimentares, através da monitorização dos níveis de poluentes presentes nas aves marinhas.

Caracterizadas por baixas taxas de reprodução, maturidade sexual tardia e baixa fecundidade, as aves marinhas revelam-se particularmente sensíveis à perturbação e exploração humanas.

Hoje em dia a maior parte das populações de aves marinhas dos Açores encontram-se limitadas a pequenos ilhéus perto da costa e o cagarro constitui a única espécie que nidifica com regularidade na zona costeira das ilhas.

Esta situação aumenta o grau de vulnerabilidade das populações de aves marinhas, uma vez que parece não existirem locais alternativos que reúnam as condições necessárias para a reprodução destas espécies e exige a elaboração de planos de acção para grande parte das colónias de aves marinhas.

 

Colabora com a campanha SOS CAGARRO, alertando familiares e amigos para o perigo de colisões e atropelamentos de cagarros durante o Outono;

Não permitas a perturbação, a poluição e a destruição dos habitats de nidificação das aves marinhas;

Não permitas a captura de aves para obtenção de isco, alimentação ou puro vandalismo, e sempre que necessário comunica às autoridades competentes as práticas ilegais que observaste;

Partilha tudo o que aprendeste sobre as aves marinhas com familiares e amigos e contribui para o conhecimento da biodiversidade dos Açores.

 
Anexos:

A vida do cagarro

Guia de conduta

Actividades pedagógicas

Ver filme

SOS Cagarro & gripe aviária

 
 
 


<< voltar
Pesquisa
 
Onde?
Pesquisa Avançada >>
 


 
 




 

 
Jornal Oficial
Programa de Governo
Açores 2020
 PROMEDIA 2020
 O Governo dos Açores mais perto de si - clique para enviar e-mail
Roteiro AP
 Linha Verde Apoio ao Cidadão
 
Provedor do Utente da Saúde
 
  
Ouvir Esta Página OUVIR
Ir para o topo desta página TOPO
ajuda AJUDA
English VersionCHANGE LANGUAGE

 
Símbolo de Acessibilidade à Web
principal | Presidente | Governo Regional | Espaço Cidadão | Espaço Empresas | Sobre os Açores | O Meu Portal